Grupo Pestana com lucros de €23M em 2021

Grupo Pestana com lucros de €23M em 2021
Pestana Douro Riverside, Hotel do Grupo Pestana

Ao encerrar o ciclo do ano de 2021 com lucros na ordem dos 23 milhões de euros, o grupo Pestana antevê, para este ano, resultados que rondam «os 85% a 90% dos níveis de 2019», de acordo com o Negócios.

Em 2021, o EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 92,2 milhões de euros, um valor que corresponde quase ao triplo do registado em 2020, de 33,7 milhões de euros.

José Theotónio, presidente executivo do grupo Pestana, citado pelo Negócios, esclarece que o volume de vendas, de 295,4 milhões de euros, superior aos 181,7 milhões de euros de 2020, é o grande responsável por estes resultados apresentados pelo grupo. José Theotónio, acredita que «Maio vai ser muito bom e as expectativas para o verão são muito boas», mesmo que «ainda existam sombras», como a guerra na Ucrânia.

O grupo reabriu os onze hotéis que tinha encerrado por conta das medidas de contenção à pandemia, sendo que tem outras nove unidades hoteleiras em construção. Alguns deles abriram e voltaram «a fechar durante um ano», como é o caso do Park Avenue, localizado em Nova Iorque, referiu José Theotónio.

De salientar que, atualmente, o grupo tem duas unidades em construção em Lisboa, uma na Rua Augusta e outra na Pousada em Alfama, ambas com um investimento de dez milhões de euros, estando ainda duas unidades na Madeira a aguardar aprovação.