A nova residência de estudantes de Beja, construída pelo Grupo Casais, já foi inaugurada após um investimento de cerca de 17 milhões de euros. Na cerimónia de inauguração marcaram presença o primeiro-ministro, Luís Montenegro, do ministro da Educação, Fernando Alexandre, da Presidente do Instituto Politécnico de Beja, Fátima Carvalho, e do CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues.
A residência de Beja, que vai ser utilizada sobretudo por alunos do Instituto Politécnico de Beja, permitirá alojar 503 estudantes. A infraestrutura conta com um total de 327 quartos - individuais, duplos e estúdios. Além disso, tem ainda 15 quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, reforçando a preocupação em criar um espaço que responda às diferentes necessidades da comunidade estudantil.
Além das unidades habitacionais, a residência tem áreas comuns de convívio como salas de estudo, cozinhas e refeitórios partilhados, lavandaria, ginásio e zonas técnicas, promovendo a integração, a qualidade de vida e o bem-estar dos residentes.
Esta é a segunda residência estudantil concluída, desenvolvida com base no sistema CREE Buildings, que consiste num modelo híbrido que alia madeira e betão, através de construção industrializada, garantindo maior sustentabilidade em comparação com os métodos tradicionais. Este projeto contou também com a participação da IKEA, que mobilou todos os espaços desta residência, permitindo que, desta forma, os estudantes possam começar a ocupar o espaço rapidamente.
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, afirma que “esta residência é um marco importante para Beja, e para o sector da construção. Conseguimos entregar um projeto sustentável, inclusivo e dentro do prazo - sem derrapagens no custo - que vai melhorar a vida de mais de 500 estudantes”.