Governo prepara plano de retoma do turismo

Governo prepara plano de retoma do turismo

O Governo deverá apresentar um «plano ambicioso» para a retoma do turismo «nos próximos dias», anunciou esta sexta-feira a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

A governante falava durante um webinar organizado pela Confederação do Turismo de Portugal, defendendo que o setor precisa de uma aceleração para a retoma.

Respondendo às críticas de Raul Martins, vice-presidente da CTP, sobre a ausência de apoios ao setor no Plano de Recuperação e Resiliência, já entregue em Bruxelas, Rita Marques afirmou que «o setor do turismo não necessita de reformas estruturais, somos um setor altamente competitivo face às demais áreas económicas, mas não quer dizer que não possa usufruir de todo este pacote financeiro que está plasmado no PRR, mas sobretudo no quadro comunitário de apoio», citam a Lusa e o Observador. A responsável não avançou entretanto valores destes novos apoios, remetendo o anúncio, por parte do ministro da Economia, para «os próximos dias».

Raul Martins defendeu que «o turismo não pode esperar e o país também não pode esperar sob pena de ser tarde demais e as empresas falirem e o desemprego aumentar (…)O Governo tem que fazer a parte que lhe compete e ajudar a salvar o setor que tantas vezes salvou a economia nacional e que certamente voltará a ser importante na recuperação económica do país».