Governo anuncia programa de €50M para reabilitar ativos turísticos

Governo anuncia programa de €50M para reabilitar ativos turísticos

O Governo vai lançar um programa para as empresas de turismo, no valor de 50 milhões de euros, como ferramenta de auxílio à reabilitação de ativos imobiliários, anunciou o ministro da Economia esta quinta-feira, no 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, promovido pela AHP.

Para António Costa e Silva o anúncio que vai sair hoje «será bastante importante», pois vai ajudar as empresas de turismo «a modernizarem e desenvolverem» os seus imóveis, possibilitando o «sale and leaseback» (vender e logo em seguida arrendar), cita o Observador.

Bernardo Trindade, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, sublinhou o «ano excecional» que o setor vivenciou, em termos de retoma de confiança, no entanto considera que «realisticamente» o turismo ainda tem de ser ajudado, cita o jornal.

A guerra na Ucrânia trouxe «um grau de incerteza tal na construção da cadeia de valor do turismo», sendo que não é possível dizer «qual o nível de resultados» com que fechará este ano, alega o presidente da AHP, acrescentando que fatores como os aumentos do custo da mão-de-obra, da eletricidade e gás, bem como da cadeia alimentar, levam a que a perspetiva se mantenha «incerta», sublinha.

Bernardo Trindade dirigiu-se assim ao ministro da economia e à secretária de Estado do Turismo, dizendo que «queremos lealmente continuar a ser parceiros, contribuintes para esta recuperação económica e social do país, mas realisticamente temos de ser ajudados».