A ERA Portugal registou um crescimento significativo no departamento de novos empreendimentos nos primeiros seis meses do ano, com todos os indicadores a registarem um forte crescimento, a níveis recorde, face ao período homólogo.
Destaca-se a venda de mais de 900 imóveis novos, uma subida de 54% face ao mesmo período de 2024. A tipologia de imóveis novos preferida são os T2 (37% face ao total), seguida pelos T3 (27%), T1 (26%), T4 (6%) e T0 (4%).
Neste período, a ERA teve uma faturação aproximada de 9.4 milhões de euros com casas novas. Este registo significa uma subida de 69% em relação aos cerca de 5.6 milhões de euros conseguidos nos primeiros seis meses do ano passado. Comparativamente ao último semestre de 2024, o crescimento verificado foi de 27% neste indicador.
A rede imobiliária angariou mais de 5000 casas novas neste período, o que implica uma subida de 8,2% em relação às cerca de 4700 angariadas entre janeiro e junho de 2024.
Porto, Lisboa e Gaia concentram maior número de vendas de imóveis novos
Os concelhos do Porto (10% face ao total), Lisboa (8%) e Gaia (6%) são as regiões com mais transações de imóveis novos reportadas no 1º semestre do ano.
Os concelhos com mais casas vendidas são liderados pelo Porto, que representa 10% das transações, seguido por Lisboa com 8% e Vila Nova de Gaia e Coimbra, ambas com 6%. Matosinhos surge em quinto lugar, com 5% das vendas, seguido de Loures (4%), Seixal (3%), Ponta Delgada (3%), Paços de Ferreira (3%) e Gondomar, que fecha o top 10.
Portugueses continuam a dominar compras de casas novas
Nos primeiros seis meses do ano, os portugueses lideraram as compras de casas novas na rede, seguidos por brasileiros, franceses, angolanos e norte-americanos, que completam o top 5 das nacionalidades mais representadas.
“Este foi o melhor semestre de sempre para os Novos Empreendimentos na ERA, resultado de uma estratégia clara, uma rede cada vez mais envolvida e uma equipa especializada focada naquilo que realmente importa: entregar resultados. Crescemos +69% na faturação em casas novas vendidas, consolidando este segmento como um dos motores do crescimento da marca em Portugal”, refletiu David Mourão-Ferreira, diretor do Departamento de Novos Empreendimentos da ERA Portugal.