Faro, Lagoa e Albufeira são as zonas com maior valorização no mercado algarvio, segundo a Engel e Volkers. Quanto à distribuição do investimento, é possível verificar que o investimento estrangeiro representa em todas as zonas analisadas uma percentagem acima dos 50% das operações de intermediação realizadas pela agência da Engel & Völkers no Algarve.
As nacionalidades que têm mais expressão na região são os britânicos, os irlandeses, os alemães, os holandeses e os norte-americanos. Relativamente às transações efetuadas pela multinacional alemã na região sul do país, é possível verificar que se registou um aumento nas regiões de Lagoa e Lagos, e uma ligeira diminuição nas regiões de Vale do Lobo, Vilamoura, Quinta do Lago, Tavira, Portimão e Albufeira.
De acordo com os resultados do Market Report Portugal da E&V, no que diz respeito ao preço médio de venda, é possível verificar que as zonas que registaram maiores aumentos foram Faro, onde o preço médio de venda aumentou cerca de 44%, Lagoa e Albufeira, onde se registou um aumento de cerca de 20% e na quinta do lago, onde o aumento rondou os 19% e onde se regista o preço médio por metro quadrado mais elevado em Portugal, atingindo os 12.793 euros/m².
Já no mercado do arrendamento, Portimão destaca-se como a zona do Algarve onde o arrendamento é mais expressivo e onde o preço por metro quadrado ronda os 10,42 euro/m². Por sua vez, é na Lagoa que o arrendamento tem menos peso.
“O Algarve continua a afirmar-se como um dos destinos residenciais e de investimento mais sólidos do país, conjugando um estilo de vida mediterrânico ímpar, uma oferta imobiliária de elevada qualidade e um ambiente seguro e cosmopolita. A diversidade de perfis — desde famílias que procuram uma segunda habitação até investidores internacionais focados em rendimento — reforça a atratividade da região. O aumento do preço médio em zonas como Faro, Lagoa e Albufeira demonstra a confiança sustentada no mercado e a escassez de produto premium disponível, consolidando o Algarve como referência incontornável no segmento de luxo”, afirma Margarita Oltra, Regional Manager da Engel & Völkers.