Exportações de turismo em Portugal ultrapassaram nível pré-pandemia

Exportações de turismo em Portugal ultrapassaram nível pré-pandemia

As exportações de turismo em Portugal registaram, desde 2020, ganhos de quota de mercado em termos nominais, revela o Banco de Portugal em comunicado, salientando o prolongamento do «bom desempenho do setor observado nos anos pré-pandemia e apontando para a existência de fatores de competitividade não preço importantes».

No primeiro semestre de 2022, a informação disponível aponta para ganhos de quota particularmente significativos face ao mesmo período de 2019, indica o BdP.

As exportações de turismo em termos nominais rondaram os 20% acima dos níveis pré-pandemia, no mês de agosto. Como refere o Banco de Portugal, este «crescimento é mais acentuado do que o sugerido pelos indicadores de volume — já que as dormidas de não residentes atingiram o nível pré-pandémico apenas em julho — num contexto de forte aumento dos preços no setor».

O BdP alude ainda para o facto de a recuperação das exportações de turismo estarem a ocorrer de forma diferenciada por país emissor dos visitantes e por segmentos da oferta turística, com ênfase nos países mais próximos, nas regiões menos densamente povoadas e no alojamento local e turismo no espaço rural e de habitação.

«A recuperação dos indicadores de exportações de turismo, quer reais quer de preço, foi extensível a outros países do Mediterrâneo, concorrentes diretos do turismo português», escreve o Banco de Portugal.