Exportações e importações de turismo sobem 7,2% e 15,4% em julho

Exportações e importações de turismo sobem 7,2% e 15,4% em julho

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países cresceram 7,2% e 5,4%, respetivamente, em julho, em termos homólogos. É o que avança o Banco de Portugal esta quarta-feira.

«Em julho de 2023, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 7,2% face a julho de 2022 (após uma variação de 16,4% em junho) e um crescimento das importações de 15,4% (após uma variação de 9,2% em junho)», divulga o BdP.

Neste mês, as importações invertem a trajetória de abrandamento que se verificava desde janeiro deste ano. De acordo com o Banco de Portugal, os crescimentos homólogos observados em julho de 2023 apresentam uma desaceleração face aos observados no início do ano.

O BDP afirma que este abrandamento é «justificado pelo progressivo levantamento das medidas de resposta à pandemia de COVID-19 após o primeiro trimestre de 2022».

De referir que as séries apresentadas são «valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos) como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos)».

Esta informação baseia-se «num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat», explica o BdP.