Escritórios: take-up do Porto sobe 65%

Escritórios: take-up do Porto sobe 65%

De acordo com o Office Flashpoint da JLL, em resultado do comportamento do mês de junho, o Porto manteve a atividade de 2020 acima do ano anterior. Entre janeiro e junho foram colocados 25.581 m² de escritórios na Invicta, mais 25% que no primeiro semestre do ano passado. No final de maio, o take-up acumulado desde o início do ano estava 10% acima do período homólogo.

Desde o início do ano, foram registadas 23 operações de ocupação de escritórios no Porto, numa área média de 1.112 m². As zonas mais ativas foram a zona 1 - CBD Boavista, com 37% da atividade, e a zona 6 – Matosinhos, com 21%.  A procura esteve especialmente dinâmica por parte do setor de “Serviços a Empresas”, com 34% da absorção semestral, e “TMT’s & Utilities”, com 26%.

Mariana Rosa, Head of Office & Logistics Agency & Transaction Manager da JLL, aponta que «neste momento, assistimos à concretização de operações mais pequenas, enquanto os negócios de maior escala estão praticamente suspensos, reflexo de uma maior cautela por parte das empresas em avançar, nesta fase, para planos de expansão. Não só as empresas estão menos capitalizadas, como lidam ainda com muita incerteza no que se refere ao tipo de ocupação a adotar nos seus atuais espaços, Quer no Porto quer em Lisboa, é importante perceber que a procura não desapareceu e que, à medida que formos evoluindo nas medidas de desconfinamento, vamos assistir a uma retoma na procura de novos espaços», conclui.