A ERA Portugal registou um aumento expressivo nas operações de intermediação de crédito durante o primeiro semestre, com um crescimento de 27% face ao período homólogo. No segundo trimestre, a subida foi ainda mais acentuada, atingindo os 29%.
No acumulado do ano, o volume de negócio proveniente da intermediação de crédito subiu 60%, colocando a intermediação de crédito entre as unidades de negócio que mais cresceram na rede, a par do segmento de Novos Empreendimentos.
Hoje, 187 agências ERA são intermediárias de crédito vinculadas pelo Banco de Portugal (86% de toda a rede). A integração da mediação imobiliária com a intermediação de crédito acelera a capacidade de resposta na gestão do processo da compra, a qualificação financeira do cliente, por exemplo, permite segmentar os imóveis à real capacidade do comprador.
Em 2024, a imobiliária investiu na formação de equipas e licenciamento com o Banco de Portugal, criou processos otimizados e espaços personalizados nas lojas dedicados à intermediação.
“O setor está num momento de mudança: historicamente, a intermediação de crédito nunca foi o nosso foco, mas agora, após um forte investimento nesta área, o crescimento da intermediação de crédito demonstra que houve uma alteração no modelo de negócio. O objetivo é que esta área possa ter um peso equivalente à mediação imobiliária no negócio da rede ERA”, explica Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.
A Simplefy, empresa especializada em intermediação, é o parceiro oficial da ERA Portugal nesta área de atividade. A Simplefy oferece apoio institucional e operacional em todos os processos e está integrada na Academia ERA, o departamento de formação da ERA Portugal.