Empresas

Engexpor anuncia remodelação da equipa de gestão

Ana Tavares |
Engexpor anuncia remodelação da equipa de gestão
Miguel Alegria

A Engexpor anunciou esta quarta-feira mudanças na sua estrutura de gestão, na sequência da saída de Rui Alegria, fundador da empresa e Presidente do Conselho de Administração até ao final de 2021, com funções não executivas nos últimos 5 anos.

Miguel Alegria sucede-lhe, nomeado Presidente do Conselho de Administração, cargo que acumula com as atuais funções de CEO. O responsável entrou na Engexpor no final de 2011 para liderar as operações da empresa no Brasil durante 5 anos, e assumiu as funções de CEO em Portugal em janeiro de 2017.

Miguel Alegria, Presidente e CEO da Engexpor, comenta em comunicado que «a Engexpor deve muito à visão e dedicação do seu fundador, Rui Alegria, que há quase quatro décadas criou em Portugal uma empresa que na altura foi pioneira na sua área de atividade e a qual fez crescer no nosso país e no estrangeiro, transformando-a na referência que é hoje. Queremos honrar o seu legado e a melhor forma de o fazermos é continuarmos a crescer, mantendo os valores que nos definem enquanto organização, e com foco no futuro e nos novos desafios que a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade colocam ao setor do imobiliário e da construção».

Por seu lado, Rui Alegria recorda que «quando fundei a Engexpor em 1984, a atividade de gestão de projetos e gestão da construção em Portugal raramente era feita por empresas independentes dos projetistas ou donos de obra. Isso obrigou-nos a trabalhar com grandes empresas, sobretudo internacionais, que além do profissionalismo, rigor e independência com que marcaram o nosso trabalho, acabaram por influenciar o nosso percurso». E conclui: «sinto orgulho da empresa que construí e das pessoas que me acompanharam neste trajeto e é um privilégio passar este testemunho a uma geração mais jovem, com experiência consolidada em vários anos de casa e que partilha dos mesmos valores que estão na base da fundação da Engexpor».

Henrique Trocado, advogado e administrador da Engexpor durante cerca de 25 anos, também cessou funções na empresa em 2021, comemorando 70 anos de idade.

Por seu turno, Tiago Barros, que ingressou na Engexpor em 2001, foi nomeado Managing Director em Portugal. Desde janeiro de 2019 era diretor da empresa em Portugal, depois de ter assumido as mesmas funções no Brasil entre 2011 e 2018.

Por outro lado, Rui Pinheiro foi nomeado Managing Director da Engexpor no Brasil. O responsável iniciou a sua atividade profissional na Engexpor em 1996 e era, desde 2011, diretor da empresa no Brasil.

A direção da Engexpor integra ainda Pedro Grilo e Nuno Alves, diretores em Portugal, e António Barata, diretor em Angola.