Engel & Völkers destaca valorização consistente e elevada procura no Minho

Engel & Völkers destaca valorização consistente e elevada procura no Minho

A Engel & Völkers analisou o comportamento do mercado imobiliário na região do Minho no âmbito do Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research elaborados em parceria com o Instituto Marketing Research.

Na região do Minho, o relatório revela uma diminuição de cerca de 3,9% nas transações efetuadas pela Engel & Völkers em Braga, que totalizaram 2.387 operações em 2024. Já Guimarães apresentou uma subida de aproximadamente 13%, com cerca de 1.600 transações registadas.

Quanto à distribuição do investimento, é possível verificar que o investimento estrangeiro representa uma percentagem de 95% das operações de intermediação realizadas pela agência da Engel & Völkers Minho. Neste sentido, as nacionalidades que têm mais expressão na região do Minho são os suíços, os ingleses e os alemães.

No que diz respeito ao preço médio de venda na região de Braga, em 2024 o valor fixou-se nos 1990 euros/m², registando um aumento no preço das habitações de cerca de 19,58% em relação a 2023. Já em Guimarães, o preço médio de transação pela Engel & Völkers foi de 1697 euros/m², onde se registou também um aumento de cerca de 13% no preço médio das habitações.

Já no mercado do arrendamento, Guimarães destaca-se como uma das regiões que o preço de m² no arrendamento é mais baixo, rondando os 5,75 euros. No caso de Braga, o preço do arrendamento é de 7,69 euros por m².

Em Braga e Guimarães, o interesse internacional nasce de um equilíbrio raro entre qualidade de vida, centros históricos vivos (com Guimarães classificada como Património Mundial), ecossistema académico e tecnológico, proximidade ao Porto, excelentes acessos, natureza e gastronomia. Não surpreende que o investimento estrangeiro já represente 95% das operações intermediadas pela Engel & Völkers Minho e que a valorização seja consistente”, afirma Christopher Diener, License Partner da Engel & Völkers Minho.