Departamento de Capital Markets e Development da JLL nomeia novos diretores

Departamento de Capital Markets e Development da JLL nomeia novos diretores
Gonçalo Santos

A JLL tem novos diretores para os negócios de Capital Markets e de Development. Gonçalo Santos é o novo Head de Capital Markets da consultora, e Gonçalo Ponces é o novo Head de Development, equipa que integra a área de Capital Markets.

Pedro Lancastre, diretor da JLL em Portugal, comenta em comunicado que «estas duas áreas de negócio sempre foram determinantes para a captação de investimento para o nosso país e na JLL queremos continuar a dar um contributo decisivo para essa captação de investimento. Não tenho dúvidas de que esta reestruturação nas direções de Capital Markets e de Development vai fortalecer ainda mais a nossa posição de liderança nestas duas áreas de negócio. Ao longo do tempo, temos atuado diretamente nos principais negócios que marcaram a atividade, incluindo transações recorde nas áreas de retalho, de hotelaria, de escritórios e de ativos para desenvolvimento».

Acredita que «com o Gonçalo Santos e o Gonçalo Ponces, o seu conhecimento e experiência nestes setores, e as equipas altamente profissionalizadas, temos todas as condições para irmos ainda mais longe como a consultora de referência em Portugal nestas duas áreas».

Gonçalo Santos entrou para a JLL em 2016, juntando-se ao departamento Residencial, com a aquisição da Cobertura enquanto Diretor de Projetos Residenciais. Era desde 2018 diretor do departamento de Development.

O responsável afirma estar «muito motivado para este novo desafio de liderar a equipa de investimento, uma área que sempre me entusiasmou muito. O nosso país tem todas as condições para captar uma fatia importante do capital internacional que vai estar direcionado para o imobiliário global, especialmente numa fase em que, tal como noutros segmentos, também o investimento está em transformação».

Destaca que «a par da procura dos setores tradicionais e prime, estão a emergir novos focos de investimento, entre os quais a habitação para arrendamento de longa-duração e as residências com serviços, com a grande vantagem de proporcionarem oportunidades de mercados em fase de arranque, as quais já não existem noutros países com mercados mais maduros e bastante mais concorrenciais. Acreditamos que 2022 vai ser um novo ano de superação para o investimento imobiliário em Portugal e queremos ter uma voz ativa neste mercado. A equipa está em velocidade máxima», garante.

Por seu lado, Gonçalo Ponces entrou na JLL em 2015, como Consultor Júnior da área de Development, onde se manteve como Consultor Sénior. Nos últimos 6 meses, integrou a equipa da Nexity Portugal, e assumiu as funções de Head of Build to Rent, regressando agora à JLL como Diretor.

O responsável mostra-se «especialmente empenhado em consolidar o percurso de liderança desta equipa. A promoção imobiliária vai ter um papel crucial na dinamização do mercado imobiliário, porque estamos a entrar numa fase de escassez de oferta transversal aos mais diversos setores».

Segundo Gonçalo Ponces, «a procura por edifícios para habitação, seja para venda, para diferentes formatos de arrendamento e para arrendamento acessível, é enorme. Há também uma grande vontade dos investidores em desenvolver projetos no centro e nas imediações das grandes cidades, estando focados em desenvolver novos projetos para residências sénior, de estudantes, co-living, turismo, entre outros. Os últimos dados mostram-nos que, apesar do aumento de custos de construção e dos atrasos nos licenciamentos, os promotores estão confiantes, pelo que vamos ter um mercado forte, com mais players, novos conceitos, novas fontes de capital, mais públicos-alvo e mais localizações. Da nossa parte, queremos continuar a participar ativamente nas grandes operações de reforço da oferta imobiliária», conclui.

Gonçalo Ponces
Gonçalo Ponces