O SIL – Salão Imobiliário de Portugal regressa à FIL, no Parque das Nações, de 10 a 12 de abril, realizando-se novamente em simultâneo com a Tektónica.
Para este ano, o evento apresenta um novo programa de conferências, com o objetivo de dinamizar a agenda do mercado imobiliário, em co-organização com o Grupo Iberinmo que traz os seus parceiros de media generalista – a CNN e o Jornal Público. “Na edição de 2025 espera-se que os debates reflitam os atuais desafios e oportunidades do mercado”, comentou Sérgio Runa, gestor do Salão Imobiliário de Portugal.
Num momento em que Portugal se prepara para voltar às urnas em dois meses, o SIL surge como a oportunidade ideal para debater as opções políticas relacionadas com a habitação, a construção e o setor imobiliário. Neste contexto, destaca-se a conferência que terá lugar no início da tarde, com o tema “Uma política de habitação para Portugal - as propostas!”, onde estará em cima da mesa o “confronto” entre o "Construir em Portugal" e o "Mais Habitação".
A sessão, marcada para as 15h00, será aberta pela Fundação AIP / FIL e contará com a moderação de Anselmo Crespo, jornalista e comentador da CNN Portugal. O painel será composto por profissionais do setor, especialistas e autarcas, com o objetivo de analisar as políticas necessárias para enfrentar os desafios do mercado imobiliário e as carências habitacionais do país.
A primeira sessão terá a participação de Avelino Oliveira, Presidente da Ordem dos Arquitectos, Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII, Paulo Caiado, Presidente da APEMIP, e Bento Aires, Membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros. Juntos, discutirão as políticas essenciais para o futuro do mercado imobiliário em Portugal, abordando as necessidades do setor e as soluções para o crescimento sustentável.
O debate continuará com a intervenção de autarcas como Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, e Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria. O painel abordará as perspetivas das autarquias sobre a política de habitação nacional e as propostas para responder às necessidades específicas de cada região.
Construir em Portugal vs Mais Habitação – 2 visões alternativas
A conferência será encerrada com o debate “Construir em Portugal vs Mais Habitação – 2 visões alternativas!”, com a participação de Alexandra Leitão, Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, e João Vale e Azevedo, Deputado na Comissão de Economia, Obras e Habitação do Partido Social Democrata. Este será um momento de análise e discussão das propostas para o futuro da política de habitação em Portugal, uma questão central no contexto das próximas eleições.
No final da conferência, será realizado o Grand’ Cocktail APPII, uma oportunidade para networking e troca de ideias entre os participantes.