Confidencial Imobiliário assina protocolo com a ERA Portugal

Confidencial Imobiliário assina protocolo com a ERA Portugal
Esquerda para direita: Rui Torgal, CEO da ERA Portugal; Ricardo Guimarães, Diretor e Managing Partner da Ci; António Gil Machado, Managing Partner Ci.

A ERA Portugal acaba de assinar com a Confidencial Imobiliário o protocolo de adesão ao SIR – Sistema de Informação Residencial, base de dados de preços de transação de habitação compilada a partir da informação reportada pelos operadores de mercado aderentes.

Lançado em 2005 pela Confidencial Imobiliário, o SIR é o único sistema de informação de mercado em Portugal assente em preços reais de transação, distinguindo-se de todas as demais fontes de dados assentes em dados de oferta.

Com a adesão da ERA Portugal e o respetivo reporte de dados, o SIR amplia significativamente a sua representatividade no mercado, passando a integrar os dados de mais de mil empresas de mediação imobiliária. Em paralelo, os consultores da ERA Portugal terão acesso ao SIR, passando a dispor de uma ferramenta adicional de diferenciação e profissionalização do serviço da mediação imobiliária prestado no mercado.

Sendo um instrumento de market intelligence de acesso exclusivo aos profissionais do mercado, o SIR visa capacitá-los na sua interação com os proprietários e compradores particulares, apoiando-os na formação de expectativas sobre preços de compra e venda dos respetivos imóveis.

A adesão da ERA Portugal reforça o papel do sistema como uma ferramenta transversal no mercado português, reunindo dados de transações das principais redes de mediação imobiliária em Portugal.

Recorde-se que, para além das redes de mediação, o SIR congrega informação de outros agentes, incluindo todas as instituições de crédito e os principais promotores imobiliários.

“A produção de dados credíveis, independentes, detalhados e atualizados sobre preços de transação é uma premissa para que a atividade da mediação imobiliária possa reforçar o seu papel enquanto ponto de encontro entre a oferta e a procura”

Para Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, «a adesão da ERA é um motivo de grande orgulho, sinalizando o trajeto de credibilidade e serviço que temos construído ao longo das duas últimas décadas, cimentando uma relação de confiança com todos os operadores do mercado e reforçando o posicionamento do SIR como ferramenta de market intelligence desenvolvido “de e para a indústria”».

Momento de assinatura do protocolo.
Momento de assinatura do protocolo.

O responsável acrescenta que «numa fase de forte incerteza no mercado e em que se adensam as dificuldades no acesso à habitação, a produção de dados credíveis, independentes, detalhados e atualizados sobre preços de transação é uma premissa para que a atividade da mediação imobiliária possa reforçar o seu papel enquanto ponto de encontro entre a oferta e a procura, contribuindo para o normal funcionamento do mercado, em favor das famílias que recorrem aos seus serviços».

Por outro lado, Rui Torgal, CEO da ERA Portugal, afirma que «enquanto um dos maiores players do setor, querermos apostar na crescente valorização da profissão e, nesse sentido, a disponibilização de dados fidedignos e constantemente atualizados é essencial. Creio que a colaboração entre as duas marcas irá contribuir significativamente para robustecer a solução da Confidencial Imobiliário e, em simultâneo, irá também tornar-nos mais preparados para atuar no mercado em prol dos nossos clientes, prevendo tendências e continuando a liderar em termos de inovação. Este protocolo será, sem quaisquer dúvidas, um passo em frente não só para os nossos profissionais como, sobretudo, para o serviço prestado aos nossos clientes».