Censos 2021 alteram zonas de contenção do AL em Lisboa

Censos 2021 alteram zonas de contenção do AL em Lisboa
Santa Maria Maior e Misericórdia têm rácios de AL de 60,7% e 40,8%, respetivamente.

Caso fossem hoje aplicados às regras do alojamento local, os novos dados dos Censos 2021 mudariam o mapa das zonas de contenção da cidade. O Areeiro deixaria de ser área de contenção, e Campolide passaria a estar incluída.

Estas áreas de contenção foram implementadas já em 2018, e dizem respeito a zonas da cidade em que a proporção de alojamentos dedicados ao alojamento local face aos alojamentos tradicionais superam os 2,5%. Nestas zonas, os novos registos de AL estão suspensos até abril.

Citando o estudo “O Alojamento Local no Concelho de Lisboa: Impactos e Desafios”, do Gabinete de Estratégia e estudos do Ministério da Economia, o Negócios e o Eco notam que o rácio de alojamento local/habitação na freguesia do Areeiro desceu de 3% para 2,2%, e aumentou em Campolide de 2% para 2,5%.

O estudo nota que Santa Maria Maior e Misericórdia têm mais impacto do alojamento local, com os rácios a aumentar de 52% para 60,7% e de 39% para 40,8%, respetivamente. Rácios estes que diminuíram mais significativamente em Santo António, Arroios ou Avenidas Novas. Os autores referem que houve uma «diminuição significativa do número de alojamentos familiares na maior parte das freguesias entre 2011 e 2021, em particular nas de Santa Maria Maior e Misericórdia».