A CBRE e a sociedade de advogados Vieira de Almeida lançaram a 8ª edição do “The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide”. Este é um guia para os investidores imobiliários que pretende disponibilizar um conjunto de informações sobre o mercado e o respetivo contexto legal e fiscal, que permitirá apoiar as suas estratégias de investimento e a sua tomada de decisão, no contexto do mercado imobiliário.
A nova edição conta com uma análise de mercado nas vertentes de investimento e ocupação, para os segmentos de escritórios, comércio, logística, mercado residencial, setor hoteleiro, setor agrícola (Agribusiness) e residências séniores, um setor que tem revelado um elevado potencial de crescimento. A 8ª edição considera já as indicações referentes ao novo pacote da habitação, assim como ao regime de Golden Visa, que ainda aguardam aprovação pelas autoridades competentes.
“Existem várias classes de ativos que mantêm fundamentos sólidos, e Portugal continua a ser um destino atrativo para investidores”
Para Francisco Horta e Costa, Diretor Geral da CBRE Portugal, «atualmente, sentimos no mercado imobiliário um momento de alguma instabilidade e incerteza provocadas pelo contexto socioeconómico global. No entanto, existem várias classes de ativos que mantêm fundamentos sólidos, e Portugal continua a ser um destino atrativo para investidores. A aposta da CBRE e da VdA neste documento permite dar informações necessárias e insights atualizados aos investidores, em especial os estrangeiros, para que possam responder rapidamente a algumas das suas questões e tomar decisões mais informadas».
Já Miguel Marques dos Santos, Partner, Real Estate & Planning da VdA, afirma que «apesar do contexto socioeconómico global, neste segundo trimestre de 2023 voltámos a sentir um grande interesse por parte dos investidores estrangeiros no nosso mercado, e estamos convencidos que passámos de um ambiente de espera, para um ambiente em que os investidores pretendem avançar com os processos e concretizar transações. Este guia é um contributo da VdA e da CBRE para todos aqueles que queiram conhecer melhor o nosso mercado e estar mais preparados na altura de investir. Será certamente um contributo importante neste momento de retoma do mercado».
O The Property Handbook foi lançado pela primeira vez em 2013, em plena crise financeira em Portugal, numa época em que era mais difícil atrair investimento, especialmente estrangeiro. Desde então, a economia tornou-se mais resiliente e o mercado português conquistou um novo lugar no panorama do investimento global. Registaram-se novos picos na atividade imobiliária, nomeadamente nos volumes de investimento, absorção, preços e rendas, e este guia consolidou-se como um dos mais revelantes e sólidos documentos para todos aqueles que pretendam investir e conhecer o mercado imobiliário nacional.