CBRE acompanha Fidelidade SGOIC na sua estratégia de ESG

Freepik.com
Freepik.com

Focada em garantir um investimento imobiliário responsável e sustentável, alinhado com as melhores práticas internacionais, a Fidelidade SGOIC definiu a sua estratégia de ESG para toda a sua pegada imobiliária, um processo que tem vindo a ser acompanhado, desde o início do ano, pela CBRE.

A definição desta estratégia implicou um trabalho prévio de análise de riscos e revisão de materialidade, que envolveu um processo de engagement com vários stakeholders da Fidelidade SGOIC. Isto permitiu à CBRE traçar uma visão ESG adequada ao perfil da empresa, ajustado ao portfólio imobiliário do IMOFID, através do qual se estabelecessem metas efetivas de desempenho e um roadmap para a sua implementação.

Assim, esta estratégia ESG é desenvolvida sobre 12 pilares, dos quais se destacam a neutralidade carbónica, a certificação de sustentabilidade, o desenvolvimento de Green Leases, ou o alinhamento com a Taxonomia e a SFDR (Sustainable Finance Disclosure Directive).

A consultora explica que estes pilares são equitativamente distribuídos pelos eixos ambiental, social e de governança, desdobram-se em vários objetivos de desempenho definidos para o IMOFID, para os quais estão identificadas as iniciativas a implementar até 2035. Alguns destes objetivos passam por atingir a neutralidade carbónica dos ativos até 2035, ter cerca de 90% dos ativos certificados através de um sistema internacional de sustentabilidade em edifícios (BREEAM, LEED ou equivalente) até 2030 e desenvolver e implementar um programa de formação de ESG até 2024. Assegurar o fornecimento de energia através de fontes renováveis a mais de 90% dos ativos até 2035 e implementar sistemas de certificação de bem-estar e conforto através do sistema WELL (ou equivalente) em mais de 75% dos ativos elegíveis para o efeito até 2030, são ainda algumas das metas a atingir.

Liliana Soares, Head of ESG & Sustainability na CBRE Portugal, especifica que «através desta estratégia, a Fidelidade SGOIC pretende posicionar-se no mercado de investimento imobiliário como um exemplo de excelência, aliando a rentabilidade financeira ao desempenho de sustentabilidade, repensando o “business as usual” e alinhando-o com possíveis riscos, sejam eles regulatórios, técnicos, concorrenciais ou outros, e ter um plano para lidar com estes riscos. A nossa área de ESG e sustentabilidade conta com diversas valências ‘in house’ e isso permitiu-nos olhar com a amplitude necessária para este projeto e apoiar o nosso cliente de forma integrada».

Manuel Calvão, administrador da Fidelidade SGOIC, afirma que «o trabalho desenvolvido em parceria com a CBRE Portugal permitiu sistematizar e consolidar conceitos e procedimentos existentes, que passam a possuir linhas orientadoras claras, associadas a um sistema de gestão estruturante, contribuindo para a boa persecução dos objetivos de sustentabilidade da Fidelidade SGOIC. O resultado final desta etapa, materializado na estratégia ESG, permitirá à nossa equipa e aos nossos restantes stakeholders encarar o ESG com confiança, potenciando a obtenção de resultados tangíveis e com significância a médio prazo, quer a nível corporativo quer ao nível dos veículos de investimento sob nossa gestão».