Porto e Braga no ranking das cidades que se destacam na captação de investimento

Porto e Braga no ranking das cidades que se destacam na captação de investimento

Porto e Braga figuram este ano no ranking “European Cities and Regions of the Future – The best and the brightest among Europe investments destination”, no 3º e 5º lugar entre as cidades de média dimensão, na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, respetivamente.

Este relatório é publicado pelo Financial Times, e destaca o Porto no ranking das cidades europeias de dimensão média pela sua captação de investimento externo. É considerado um hub global e empresarial do século XXI, e é a primeira melhor cidade pequena para se viver no mundo, de acordo com as previsões do Monocle 2021. Tem vindo a registar crescimento do investimento direto estrangeiro e figura no top 95 das cidades a nível mundial que lideram em termos de medidas de ações climáticas, de acordo com a Executive Digest.

À frente do Porto ficaram apenas Vilnius, na Lituânia, em 1º lugar, e Belfast, no Reino Unido, em 2º Lugar.

Pela segunda vez, Braga é destacada como uma das cidades de referência do país e da União Europeia, cidade dos Arcebispos ou a “Roma Portuguesa”, por se ter vindo a reinventar, mantendo o seu ambiente histórico. Destaca também o facto de a cidade se ter vindo a afirmar como um hub tecnológico e empresarial nos últimos anos.