A Engel & Völkers divulgou os resultados do seu Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research, realizados em parceria com o Instituto de Marketing Research.
O estudo aponta que Portugal continua a consolidar-se como um dos mercados imobiliários mais atrativos para os investidores de luxo, com novas regiões a emergirem como destinos preferenciais para compradores nacionais e estrangeiros. Os dados do Market Report 2023-2024 revelam que Braga, Lagos e Comporta se destacam como destinos emergentes para o investimento no mercado de luxo em Portugal.
O novo polo de investimento no Minho
Braga foi um dos mercados que registou maior dinamização durante o período analisado. A cidade é procurada tanto por investidores nacionais como por estrangeiros. Este crescente interesse na região é impulsionado sobretudo pela sua forte economia, desenvolvimento económico, crescente oferta de serviços, dinamismo cultural, e sobretudo, pela qualidade de vida.
A cidade de Braga combina um custo de vida competitivo e uma boa oferta imobiliária. O crescimento da procura tem contribuído para uma valorização sustentada dos imóveis de luxo, tornando Braga uma alternativa sólida aos mercados tradicionais do Porto e de Lisboa.
Um destino em crescimento para Investimento no Algarve
O Algarve sempre foi um dos destinos de eleição para o investimento de luxo, principalmente no que toca aos investidores estrangeiros. Nesse sentido, Lagos tem-se destacado como um dos mercados mais dinâmicos da região. De acordo com o Market Report 2023-2024, entre 50% e 92% das transações imobiliárias no Algarve foram realizadas por investidores estrangeiros, com Lagos a registar um dos maiores volumes- 82%.
Nos últimos anos, Lagos tem vindo a assistir a um aumento acentuado na procura de propriedades premium impulsionado tanto por residentes como por investidores internacionais que veem na região um local estratégico para fazer o seu investimento. Além disso, o setor do turismo, também tem impulsionado o crescimento da economia local, reforçando a necessidade de novos empreendimentos e infraestruturas que acompanhem essa evolução.
O refúgio exclusivo em ascensão
A Comporta é um destino que continua a ganhar notoriedade como destino de eleição e que, cada vez mais, se tem vindo a afirmar como um destino de eleição para compradores que procuram exclusividade, tranquilidade, proximidade à natureza e um estilo de vida mais tranquilo=.
Apesar de registar uma menor percentagem de investimento estrangeiro em comparação com outras regiões (cerca de 40% das transações), a valorização contínua dos imóveis e a procura crescente por propriedades diferenciadas fazem da Comporta um dos mercados emergentes mais promissores.
O mercado imobiliário da região tem apresentado um crescimento sustentado, sendo cada vez mais procurado por investidores que valorizam a autenticidade e o equilíbrio entre luxo e sustentabilidade. Além disso, a região tem registado um aumento da procura, o que em conjunto com uma oferta limitada acaba por impulsionar a valorização do mercado.