Borgwarner expande presença em Portugal com €25M

Borgwarner expande presença em Portugal com €25M

A multinacional americana Borgwarner, líder de produtos e soluções de tecnologia limpa e eficiência para veículos, prepara-se para reforçar a sua presença em Portugal com um novo investimento de 25 milhões de euros em Viana do Castelo, onde será construída uma nova fábrica, que vai criar 300 novos postos de trabalho.

Reconhecida como Projeto de Interesse Nacional (PIN), a fábrica será construída em duas fases, uma inicial de 6.000 metros quadrados e, um ano depois, outra de 17.500 metros quadrados. Este edifício industrial será concebido para obtenção da certificação LEED, que avalia a sustentabilidade dos edifícios.

A fábrica deverá começar a laborar em 2023, e será o futuro Centro Europeu para a expansão da eletrificação. Vai produzir motores elétricos para diferentes clientes europeus do grupo, e será a sua terceira unidade europeia.

A B. Prime acompanhou a Borgwarner na procura e negociação deste terreno de 78.000 metros quadrados. Luís Reis, responsável da área de Indústria e Logística da consultora, comenta que «devido à transição energética que estamos a assistir, deparamo-nos com planos de expansão extremamente ambiciosos por parte de empresas que estão nesta área de atuação. Em 2030, a BorgWarner terá 45% do seu negócio centrado na produção de motores elétricos, por isso é com enorme satisfação e motivação que acompanhamos estas indústrias a encontrar soluções que lhes permitam consolidar a sua presença em Portugal».