Em virtude do aumento das taxas de juro, o Banco Central Europeu antecipa um fraco investimento imobiliário na zona euro. De recordar que o BCE tem vindo a efetuar estas subidas desde julho do ano passado.
«Os efeitos negativos do aumento das taxas de juro na zona euro deverão intensificar-se com o tempo», indicam os economistas do BCE, num artigo do próximo boletim económico, citado pelo Dinheiro Vivo.
De acordo com o Banco Central Europeu, um incremento das taxas de juro de curto prazo de um ponto percentual conduz a uma queda do investimento imobiliário na zona euro de cerca de 5% ao fim de três anos.
O investimento imobiliário na zona euro é menos volátil e menos afetado pela recente subida do preço do dinheiro do que nos EUA, onde o crescimento de 1% das taxas de juro de curto prazo conduz a uma queda de 8% do investimento ao fim de três anos, assinala o artigo, citado pelo mesmo meio.
O BCE afirmou ainda, num outro artigo do boletim económico, que as sete subidas das taxas de juro na área do euro desde julho do ano passado, até 3,75% atualmente, estão a ser repercutidas na economia real com um desfasamento.