BCE indica que recuperação do turismo na zona euro está a abrandar

BCE indica que recuperação do turismo na zona euro está a abrandar

O aumento dos preços a que temos assistido, principalmente em termos de custos energéticos, tem conduzido a um abrandamento da recuperação do turismo, indica o Banco Central Europeu, citado pelo Expresso.

Para os economistas do BCE Tobias Schuler, Hannah-Maria Hildenbrand e Martina di Sano, num artigo no boletim económico publicado esta segunda-feira, «a forte dinâmica do turismo e do setor do lazer verificada na primavera e no verão começou a enfraquecer». E, de facto, a energia é o principal fator para este aumento dos preços no turismo.

Assim sendo, os economistas prevêem que a procura de serviços de turismo e lazer esmaeça ao passo que o "boom" na procura de viagens diminui, os rendimentos reais diminuem, a incerteza aumenta e os preços são mais elevados.

Os indicadores dos economistas do BCE, que tinham atingido o pico no mês de maio, estão a cair devido às expectativas de menor procura por parte dos agentes de viagens. «À medida que o setor do turismo e lazer se foi abrindo gradualmente na zona euro depois de cada vaga da pandemia da covid-19, as pressões dos custos dos fatores de produção e a recuperação excecionalmente forte da procura para estes serviços dispararam os preços da oferta», cita o jornal.

Posto isto, os preços no setor do turismo podem estabilizar-se gradualmente num nível elevado.