Bastonário da OE eleito para o Conselho Executivo da WFEO

Bastonário da OE eleito para o Conselho Executivo da WFEO
Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros.

O bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, foi eleito para o Conselho Executivo da World Federation of Engineering Organizations (WFEO), organismo que reúne as principais associações de engenharia do mundo e representa mais de 30 milhões de profissionais. Com esta eleição, Portugal passa a ter assento na estrutura dirigente da maior federação internacional da área.

A eleição, que decorreu durante a última Assembleia Geral deste Conselho, realizada em Xangai, resultou de uma votação massiva na candidatura de Portugal, tendo alcançado um total de 60 votos dos 78 possíveis. Dos seis candidatos eleitos para aquele órgão da WFEO, o bastonário português foi quem reuniu maior consenso, o que traduz o prestígio reconhecido à engenharia portuguesa por parte dos seus pares internacionais.

Para além de Fernando de Almeida Santos, o novo Conselho Executivo da WFEO inclui representantes dos Emirados Árabes Unidos, China, Costa Rica, Chéquia, Índia, Grécia, Quénia, Etiópia, Indonésia e Uruguai

A eleição do bastonário Fernando de Almeida Santos para o Conselho Executivo da maior organização de engenharia internacional, atualmente presidida por Singapura, reforça a presença e a influência da Ordem dos Engenheiros em fóruns internacionais, sublinhando o compromisso desta associação profissional para com a excelência, a ética e a responsabilidade social na prática da engenharia”, lê-se em comunicado da OE.

Fundada em 1968 sob a égide da UNESCO, a WFEO é a principal organização internacional de representação da engenharia, promovendo o contributo da profissão para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Ordem participa nos seus comités técnicos, nas áreas da energia, educação em engenharia, gestão de riscos, recursos hídricos, igualdade de género e valorização dos jovens profissionais.