A AtlasEdge, uma das principais fornecedoras de centros de dados na Europa, anunciou uma parceria estratégica com a Colt Technology Services (Colt), empresa global de infraestrutura digital. Esta colaboração, baseada em Portugal, alia o data center da AtlasEdge em Lisboa, que utiliza energias 100% renováveis, com a poderosa rede de banda larga e de baixa latência da Colt.
Ao aliar as soluções inovadoras da Colt com a infraestrutura ágil da AtlasEdge, as empresas ganham maior flexibilidade para crescer conforme as suas necessidades, aumentar a eficiência e impulsionar o desenvolvimento num cenário digital em constante evolução.
Esta parceria surge no âmbito de um plano de crescimento da AtlasEdge, que prevê um investimento superior a 500 milhões de euros em Portugal. O país é um mercado estratégico, sendo um dos principais hubs para cabos submarinos e o quarto maior produtor mundial de energia solar e eólica.
A parceria agora anunciada surge na sequência da aquisição, em abril do ano passado, de duas unidades adjacentes em Carnaxide pela AtlasEdge. Quando o projeto estiver concluído, dará origem a um campus de data centers de última geração em Portugal.
De acordo com comunicado, a escolha da Colt como parceira «deve-se à sua rede de fibra de elevada resiliência, conectividade de referência no setor e compromisso em oferecer soluções ágeis e de alta largura de banda para centros de negócios globais».
«Um futuro mais sustentável não é apenas um objetivo, é uma necessidade. A AtlasEdge e a Colt estão a unir esforços para colocar a sustentabilidade no centro das estratégias empresariais», afirma Paul Wiltshire, Vice-Presidente Sénior Interino de Vendas da AtlasEdge. «Ao tirar partido de soluções de rede energeticamente eficientes e de operações sustentáveis em centros de dados, as empresas em Portugal podem atingir os seus objetivos ambientais sem comprometer a excelência de desempenho. Este compromisso garante não só uma maior eficiência operacional, mas também um contributo real para metas mais amplas de sustentabilidade».
«O setor tecnológico dinâmico de Portugal depende de um investimento contínuo em conectividade para atrair players globais e impulsionar o crescimento. A nossa parceria com a AtlasEdge reforça o compromisso da Colt em fortalecer a infraestrutura digital do país e consolidar o seu papel na conectividade global», destaca Carlos Jesus, Vice-Presidente de Global Service Delivery e Country Manager da Colt Technology Services em Portugal.