Athena Advisers lança marca Athena Commercial

Athena Advisers lança marca Athena Commercial
No imobiliário comercial a empresa irá abranger os vários segmentos de mercado.

Tendo como objetivo reforçar a sua atividade na área de investimento de imobiliário comercial, a Athena Advisers anuncia o lançamento da marca Athena Commercial, que centrar-se-á em transações de imobiliário comercial de rendimento e produtos para desenvolvimento, direcionando-se principalmente para atividade de fundos de investimento, investidores privados e family offices nacionais e estrangeiros.

«O fortalecimento da atividade da Athena no setor comercial foi um passo natural, pois notamos nos nossos clientes de residencial um crescente interesse em diversificarem a sua carteira de ativos», sublinha David Moura-George, diretor geral da Athena Advisers em Portugal.

O responsável acrescenta que «nós estamos numa posição privilegiada para o fazer, pois sendo uma consultora vocacionada para o mercado estrangeiro e que trabalha em rede com todos os seus escritórios, conhecemos muito bem o circuito internacional e temos acesso a um conjunto diversificado e alargado de investidores, com tickets que podem ir dos €2 milhões aos €50 milhões. Já se tornou habitual que um cliente que comprou connosco um chalé nos Alpes ou uma casa em Lisboa, queira depois aumentar o seu portefólio com ativos comerciais, normalmente localizados em Portugal».

No ano transato, 27% da faturação total da consultora foi proveniente desta atividade. Para este ano, a empresa pretende que 50% do seu volume de negócios tenha origem no negócio comercial, sendo sua intenção manter este equilíbrio ao longo dos próximos anos.

Athena tem em curso negociações em vários segmentos de mercado

Para tal, a Athena Commercial tem já em curso um conjunto de negociações em vários segmentos de mercado que deverão concretizar-se ao longo deste ano e que deverão resultar num valor de investimento agregado superior a 100 milhões de euros.

A título de exemplo, na área da hotelaria, a consultora está a negociar a compra de um imóvel no Porto que deverá ser convertido em hotel, bem como a transação de uma unidade hoteleira na margem Sul de Lisboa.

Em cima da mesa está também a aquisição de um terreno para a implementação de uma escola internacional na Grande Lisboa e a compra de terrenos na Ericeira para o desenvolvimento de um projeto de uso misto.

“Acreditamos que o ano de 2024 será muito positivo para a atividade de investimento de imobiliário comercial no mercado português. Apesar de alguns desafios decorrentes da atual conjuntura nacional e internacional, a resiliência da economia nacional, o crescimento do turismo, os bons níveis de ocupação e a aposta em infraestruturas são geradores de um clima de investimento favorável”, David Moura-George.

No imobiliário comercial a empresa irá abranger os vários segmentos de mercado, incluindo a transação de terrenos para promoção, imóveis para requalificação, ativos nas áreas de industrial & logística, retalho, hotelaria e carteiras de fundos. Além disso, a Athena quer também explorar oportunidades menos convencionais fora do mercado tradicional, muito procuradas por pequenos investidores, entre as quais edifícios históricos, retiros rurais, parques tecnológicos, residências séniores ou de estudantes, espaços culturais e de eventos ou espaços devolutos para reconversão.