A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) e a Confidencial Imobiliário, empresa especializada na recolha e tratamento de dados estatísticos do mercado imobiliário, anunciam esta semana um novo acordo de parceria e cooperação.
O protocolo agora assinado visa a formação dos consultores imobiliários no âmbito da Academia APEMIP, em temas de “market intelligence” e ferramentas de suporte à sua atividade, relacionadas com os dados do mercado.
Visa também a colaboração no Portuguese Housing Market Survey (PHMS), inquérito de sentimento de mercado realizado mensalmente pela Ci junto de um painel representativo de mediadores e consultores imobiliários.
A parceria prevê ainda uma nova newsletter mensal de síntese com os principais indicadores de mercado em colaboração com o Gabinete de Estudos da APEMIP, assente em dados com fonte quer na Ci quer noutras fontes públicas de informação. Será distribuída por email aos associados APEMIP.
Paulo Caiado, Presidente da APEMIP, comenta que esta é «uma parceria que há muito se justificava dado o conhecimento e a ‘expertise’ que a Confidencial Imobiliária granjeou ao longo dos anos e, por outro lado, porque a formação e a informação são pedras basilares da própria APEMIP».
Por seu turno, Ricardo Guimarães, diretor da Ci, descreve «um momento de grande significado, pois promove a colaboração entre duas entidades com um peso histórico do mercado nacional, servindo uma comunidade chave que são os consultores imobiliários. A profissionalização do mercado é um dos desideratos da Confidencial Imobiliário, apoiando os profissionais com ferramentas de market intelligence, apoiando-nos em especial numa fase que se adivinha ser de forte desafio».