Mediação Imobiliária

APEMIP e Ci estabelecem parceria para apoiar mediação imobiliária

Ana Tavares |
APEMIP e Ci estabelecem parceria para apoiar mediação imobiliária

Em causa estão os Relatórios de Mercado SIR – Sistema de Informação Residencial, que ficam disponíveis para os consultores imobiliários associados da APEMIP, que terão acesso gratuito até 30 de junho de 2021 ao site da Confidencial Imobiliário, onde estão disponíveis várias análises de mercado, bem como os principais painéis de indicadores produzidos para o mercado.

O objetivo deste protocolo é assegurar que as mediadoras dispõem de mais e melhor informação, numa altura marcada por um ciclo de forte incerteza no contexto do impacto da pandemia Covid-19 na economia e no mercado imobiliário: «o acordo visa dar um contributo para a dinamização do mercado, permitindo combater a incerteza em resultado da não acessibilidade a dados sobre preços finais de venda. Assenta-se no pressuposto de que a informação terá um papel chave na construção da ponte entre a oferta e procura, permitindo formular expetativas adequadas de ambos os lados, contribuindo para o desbloqueamento do mercado», pode ler-se em comunicado.

«Sabemos que os próximos tempos serão marcados por algumas alterações no mercado imobiliário, resultantes da expectável crise fruto da situação pandémica que vivemos e por isso a APEMIP celebrou um protocolo com a Confidencial Imobiliário para que as empresas suas associadas possam ter condições preferenciais de acesso à informação produzida por esta entidade, que poderá ser útil no exercício da sua atividade», afirma Luís Lima, Presidente da APEMIP.

Por seu turno, Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, salienta que «vivemos um momento completamente atípico, com a agravante de haver muita incerteza da duração da crise pandémica e, portanto, de quando o mercado poderá retomar. Aceder a informação qualificada e rigorosa sobre as dinâmicas de vendas é mais essencial do que nunca. Por isso, honrando o nosso ADN de sermos, há mais de 30 anos, pioneiros a promover a informação e a transparência no mercado imobiliário, firmamos este protocolo para, numa altura tão desafiante para todo o mercado, darmos uma resposta mais alargada às necessidades de informação dos operadores».

Constituída em 2004, a APEMIP tem cerca de 4.000 empresas associadas, e é a herdeira de todas as instituições portuguesas criadas para organizar a atividade associativa da classe, incluindo o antigo Grémio, extinto em 1974.

A Confidencial Imobiliário opera há mais de 30 anos no mercado imobiliário, tendo lançado o SIR – Sistema de Informação Residencial em 2005, uma ferramenta de market intelligence que serve as principais instituições de crédito e demais operadores na decisão sobre operações de investimento.