Na última Assembleia Geral da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), ocorrida a 27 de maio, assinalou-se um momento histórico. A Associação liderada por Paulo Caiado deu um passo significativo ao abrir as suas portas aos agentes imobiliários.
Esta alteração, que constava do programa dos atuais órgão sociais da Associação, veio permitir aos agentes imobiliários encontrarem e reverem na APEMIP o órgão representativo dos seus interesses profissionais.
A partir de agora, os agentes imobiliários poderão ser associados da APEMIP, com condições de quotização mais acessíveis relativamente às empresas associadas, e obrigatoriamente irão ocupar diversos cargos de representatividade nos órgãos sociais da Associação.
“Este passo foi determinante na ambição da APEMIP em ser a entidade representativa da atividade imobiliária em Portugal”
Paulo Caiado, Presidente da APEMIP, afirma que «atualmente são muito mais os pontos convergentes entre Agentes Imobiliários e Empresários de Mediação Imobiliária do que aspetos e características diferenciais. Em 2024, faz sentido olhar para a APEMIP como a Associação que acautela os interesses de todos os profissionais, sendo a sua grande maioria trabalhadores independentes, que prestam serviços às empresas de Mediação. Ambos, Mediadores e Agentes têm interesse na profissionalização, no rigor, na transparência, na introdução de metas formativas, na adoção de um código de ética comum, no combate a formas ilícitas de mediação, com o objetivo transversal de melhor servir todos os clientes e dignificar a atividade».