Algarve e Porto no top 10 mundial do residencial de luxo em 2022

O Algarve consta no top 5 dos destinos de sol mais procurados em 2022. Fotografia de Jo Kassis, Pexels.
O Algarve consta no top 5 dos destinos de sol mais procurados em 2022. Fotografia de Jo Kassis, Pexels.

O Algarve e o Porto figuram no top 10 dos destinos residenciais de luxo no mundo, em 2022: o Algarve surge em sétimo lugar e o Porto aparece pela primeira vez no ranking, ocupando o décimo lugar. O ranking foi divulgado no Prime International Residential Index, extraído do The Wealth Report, o qual acompanha o desempenho dos imóveis de luxo em 100 localizações-chave.

Os dados foram revelados esta quarta-feira, em Lisboa, na apresentação do The Wealth Report, um estudo anualmente concebido pela Knight Frank. A iniciativa foi promovida pela Quintela + Penalva | Knight Frank, que desde 2021 é associada da imobiliária.

No ranking dos mercados mundiais do setor residencial de luxo, Lisboa surge na 40.ª posição, a par de Florença, Madrid e Val dʼIsère. De referir que o Algarve consta no top 5 dos destinos de sol mais procurados em 2022, com a lista completa a apresentar-se da seguinte forma decrescente: Dubai, Miami, Algarve, Bahamas e Atenas.

Apesar de um contexto de inflação e de guerra no continente europeu, o mercado do imobiliário luxo cresceu em Lisboa, cidade que registou um aumento de 6% no que ao preço dos imóveis de luxo diz respeito. Já no Porto, a subida foi maior, 12,7%, com a tendência a revelar-se ainda mais elevada no Algarve (15,5%).

Segundo o The Wealth Report, nas 25 cidades monitorizadas para o efeito, é esperado que, em média, os preços dos imóveis de luxo aumentem 2% em 2023, com o Dubai a liderar essa previsão (13,5%). O mercado de Lisboa (4%) regista um contínuo crescimento no que ao segmento de luxo diz respeito, sendo apenas precedida por Dubai e Miami – a capital portuguesa surge, por exemplo, à frente do Mónaco (3%) e de Nova Iorque (2%).

Tendo em conta os mercados residenciais mais caros do globo, o relatório mostra também que Lisboa surge à frente do Dubai, com um milhão de dólares a tornar possível a aquisição de 96 metros quadrados, aponta o relatório.

«Desde que a Knight Frank começou a trabalhar no mercado português, há mais de duas décadas, no Algarve, e desde 2019 em Lisboa, Porto e Setúbal com a Quintela e Penalva, temos visto um aumento da procura de produto residencial. Portugal deixou de ser um mero local de residência de férias para um dos destinos de localização mais populares para famílias que procuram uma mudança de estilo de vida», afirmou Alex Koch de Gooreynd, que apresentou o relatório em Lisboa.