Um conjunto de relatórios de research feito pela Engel & Völkers, em parceria com a Instituto de Marketing Research, indicou que mais de 50% do investimento imobiliário na região do Algarve é estrangeiro.
Na região de Lagos, o investimento imobiliário estrangeiro predomina na região, representando atualmente cerca de 82% das operações de intermediação realizadas pela Engel & Völkers.
Em Albufeira-Carvoeiro o investimento estrangeiro representa 72% das compras na habitação e, em Tavira, a percentagem é de 92%. Já em Vilamoura e em Faro metade dos investidores são cidadãos internacionais.
Investidores são maioritariamente alemães, britânicos e belgas
Quanto às nacionalidades dos investidores na região do Algarve, destacam-se os alemães, os britânicos, os belgas, com presença também de norte-americanos, franceses e suíços.
As tipologias mais procuradas no Algarve são as moradias com três a quatro quartos, entre os 200-300 metros quadrados, por norma com piscina, grandes áreas externas e com proximidade da praia. Especificamente Vilamoura a procura recai também em apartamentos entre dois e três quartos com amplos terraços.
Relativamente ao aumento do preço das habitações, em 2023, a zona que registou um maior aumento relativamente ao ano anterior foi Lagos, Já Portimão, Vilamoura e Albufeira foram as zonas que registaram, em 2023, os aumentos menos significativos: Vilamoura e Portimão registaram um aumento de 12% e Albufeira um aumento de 17%. Em Faro e Tavira, registou-se um aumento de 20% e 25% respetivamente.
No que diz respeito ao mercado de arrendamento, os preços praticados mais elevados são em Vilamoura cujo preço está nos 9,4 euros por metro quadrado, e em Portimão, onde os preços no mercado de arrendamento rondam os 9.25 euros por metro quadrado.
Já em Albufeira, Tavira e Lagos, os preços registados em 2023 rondam os 9 euros por metro quadrado. A zona onde se regista um menor preço praticado no mercado de arrendamento no Algarve é Faro, onde os preços rondam os 7,3 euros por metro quadrado.