AHP contra financiamento de habitação em Lisboa através da taxa turística

AHP contra financiamento de habitação em Lisboa através da taxa turística

A Associação da Hotelaria de Portugal manifestou-se esta semana contra a possibilidade de utilização das verbas da taxa turística de Lisboa para financiamento de habitação. Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da associação, considera que «seria profundamente errado».

Em novembro, o vice-presidente da autarquia, Filipe Anacoreta Correia, referiu durante uma audição na Assembleia Municipal de Lisboa que o modelo de taxa turística da cidade poderia vir a ser alterado por forma a reforçar o investimento na área da habitação.

Em conferência de imprensa, Cristina Siza Vieira referiu que «o investimento da taxa turística tem sido feito na mitigação do impacto do turismo, e devem existir compensações só na justa medida do impacto causado». E explica que a AHP já pediu diretamente esclarecimentos ao presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas sobre o tema.

A responsável considera que «a habitação precisa de um plano muitíssimo maior», e que o principal problema não é monetário, não podendo assim ser resolvido através desta taxa. Se a proposta for avante, «terá a oposição da AHP», garante.