Aeroporto de Lisboa pode chegar aos 49M de passageiros antes do Montijo

Aeroporto de Lisboa pode chegar aos 49M de passageiros antes do Montijo

Este ano, deverá totalizar os 26 milhões de passageiros, o que pressupõe um aumento do número de movimentos por hora, e o alargamento das 18 horas de funcionamento diário para 20 horas, calcula a ANA.

A proposta de uma nova infraestrutura no Montijo já foi entregue pela ANA – Aeroportos de Portugal ao Governo, e a autorização ambiental é esperada no 1º semestre do próximo ano, de acordo com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas. As obras devem arrancar depois disso.

De acordo com Pedro Marques, o Montijo será «uma solução capaz de cumprir todos os requisitos exigidos, com durabilidade e rapidez de execução, sendo possível a sua conclusão a três/quatro anos, e que vai duplicar o crescimento na região de Lisboa», cita o Expresso.

O Montijo deverá servir a tipologia ponto a ponto, ou seja, companhias que operam apenas tráfego de um aeroporto para outro, sem assegurar transferências para outros voos. A função hub, para companhias que transferem passageiros para outros voos, deverá ser operada no Aeroporto Humberto Delgado. Já a TAP ficará integralmente na Portela.

Segundo a mesma fonte, a atual base aérea militar do Montijo terá uma pista com 2.400m e um novo edifício triangular, combinando áreas abertas e fechadas entre o terminal e a praça.

Foto: Expresso