Acordos do IHRU com 73 municípios abrangem mais de 28.000 famílias

Acordos do IHRU com 73 municípios abrangem mais de 28.000 famílias

São cerca de 28.113 as famílias abrangidas pelos acordos de colaboração firmados entre o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e os 73 municípios com estratégias locais de habitação em execução, mais que as 26.000 famílias que o Governo se propôs a ajudar com o Plano de Recuperação e Resiliência, através do programa 1º Direito.

De acordo com o avançado pelo Público, estão ainda em elaboração 180 estratégias locais de habitação de outros municípios, recordando que o PRR prevê um financiamento de 1.211 milhões de euros para comparticipar a fundo perdido as soluções de habitação para estas primeiras 26.000 famílias.

Agora, novas formas de financiamento terão de ser encontradas para as restantes famílias. Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, já garantiu que o Governo está a trabalhar nesse sentido.

Falando durante uma audição regimental na Assembleia da República, o governante avançou que estão já concluídos 859 fogos desde o arranque do programa 1º Direito

O PRR vai financiar também outros programas habitacionais, como o Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis, num total de 6.800 fogos. Segundo o Ministério da Habitação, estão já identificados 1.379 fogos provenientes da desafetação de 7 imóveis provenientes da Lei das Infraestruturas Militares, e a plataforma de inventariação do património público com aptidão habitacional tem 465 fogos reportados.

O PRR destina ainda cerca de 43 milhões de euros ao parque habitacional do IHRU. Decorrem obras em 7 bairros, num total de 427 fogos, e vai arrancar a empreitada de outro bairro com 147 habitações. Estão em fase de concurso obras em 5 bairros (317 casas), e em fase de projeto, levantamento ou deliberação de condomínio 24 bairros (3.429 fogos).