Abranda a concessão de crédito à habitação

Abranda a concessão de crédito à habitação

Pelo terceiro mês consecutivo, desacelerou a concessão de crédito à habitação, mostram os dados do Banco de Portugal desta semana.

No final de outubro, o montante total de empréstimos para habitação somava os 100,1 mil milhões de euros, mais 0,1 mil milhões que no final de setembro, uma evolução que representa uma subida de 4,2% face a outubro de 2021, «desacelerando pelo terceiro mês consecutivo».

No mesmo período, os empréstimos ao consumo somavam os 20,7 mil milhões de euros, mais 6% que em outubro de 2021. Ao mesmo tempo, os depósitos de particulares aumentaram 0,8 mil milhões de euros face a setembro, mais 7% face a outubro de 2021, num total de 182,1 mil milhões de euros.

Quanto aos empréstimos às empresas, no final de outubro o valor somava os 76,2 mil milhões de euros, menos 0,5 mil milhões de euros que no final de setembro, mais 1,1% que em outubro de 2021, um abrandamento face à variação homóloga de 1,4% registada no mês anterior. Segundo o BdP, a desaceleração foi mais expressiva nas micro e pequenas empresas.