90% dos empreendimentos da RAR Imobiliária são vendidos a portugueses

Paula Fernandes, CEO da RAR Imobiliária.
Paula Fernandes, CEO da RAR Imobiliária.

Paula Fernandes, CEO da RAR Imobiliária, faz um balanço positivo da participação da RAR Imobiliária, empresa do Grupo RAR, na 26ª edição do Salão Imobiliário de Lisboa. «É de congratular o ambiente vivido este ano, de grande adesão e movimento, depois dos anos da pandemia», realça Paula Fernandes.

A responsável traçou uma breve análise ao setor em Portugal, referindo que «a falta de oferta de imobiliário é um problema geral do mercado e que se vai manter, senão mesmo agudizar». A CEO da RAR Imobiliária sublinha que «face à procura e ao potencial aumento de estrangeiros a morar em Portugal, não há, pelo menos para já, oferta suficiente em número e em tipo de oferta» e que o «caminho passará por o mercado se reajustar, adotando uma estratégia contrária ao que era o habitual».

Agora «importa perceber que produto o mercado necessita e, mais concretamente, que nível de produto precisa», enfatiza Paula Fernandes, que considera que isto leva, naturalmente, a outra questão: «é preciso também perceber qual é o valor a que essa oferta vai ser colocada no mercado», pois, como realça a CEO da RAR Imobiliária, «se fizermos as contas de qual é o valor médio dos rendimentos das famílias, quais os valores praticados pelo mercado e tivermos em conta as limitações ao crédito, é quase impossível adquirir-se casa, sendo os jovens quem terá maior dificuldade. Esta situação agudiza-se, ainda mais, quando há escassez de oferta, que se verifica igualmente no segmento alto».

Paula Fernandes indica que a RAR Imobiliária tem clientes maioritariamente portugueses: «temos clientes estrangeiros, mas 90% dos nossos empreendimentos são vendidos a nacionais». Os projetos desenvolvidos são "sobretudo pensados para a realidade e estilo de vida portugueses", aponta a responsável.

Na opinião da CEO da RAR Imobiliária, os principais fatores que tornam o nosso país convidativo aos estrangeiros são «a segurança e a qualidade na saúde, quando comparado com outros países, bem como o clima».