60 Autarquias assinaram contratos do 1º Direito

60 Autarquias assinaram contratos do 1º Direito

São já 60 as câmaras municipais que assinaram acordos com o IHRU no âmbito do programa 1º Direito, para solucionar os casos de carências habitacionais.

A informação foi dada pelo Ministério das Infra-Estruturas e Habitação, no decorrer do acordo assinado na última sexta-feira com a Câmara Municipal de Avis, o culminar de uma semana em que também Sabrosa, Elvas, Macedo de Cavaleiros e a Figueira da Foz aprovaram as suas Estratégias Locais de Habitação.

Segundo o ministério, «os acordos assinados esta semana nestes municípios permitirão dar resposta a 730 famílias a viver em situações indignas de habitação, aos quais acrescem mais 659 a salvaguardar junto dos beneficiários diretos e do terceiro setor», cita o Público.

Os protocolos em causa envolvem um investimento global de 35 milhões de euros (2,9 milhões em Sabrosa, 19,8 milhões em Elvas, 3,6 milhões em Macedo de Cavaleiros, 3,57 milhões na Figueira da Foz e 5,18 milhões em Avis), assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

17,48 milhões dizem respeito a financiamento a fundo perdido (1,22 milhões em Sabrosa, 9,16 milhões em Elvas, 1,94 milhões em Macedo de Cavaleiros, 2,04 milhões na Figueira da Foz e 3,12 milhões em Avis).