Um novo modo de vida temporário

Um novo modo de vida temporário

Os próximos meses serão de recuperação dos efeitos nefastos desta crise, que gerarão novas dinâmicas no setor imobiliário. Todos nós seremos agentes de mudanças que impactarão a recuperação da atividade económica e que irão gerar oportunidades e desafios ao mercado imobiliário.

O desenrolar da pandemia terá certamente um impacto político em muitos países, fruto do forte escrutínio relacionado com a gestão e controlo da pandemia e a implementação de medidas de recuperação económica e social. Por outro lado, fruto da globalização, a perceção internacional deste controlo da pandemia irá ter um impacto direto na recuperação económica e social de cada país.  

A extensão do impacto económico desta crise é ainda incerta, mas antecipamos que os próximos meses serão certamente desafiantes, em que teremos que lidar com o desconhecido e desenvolver a nossa atividade ainda condicionados por restrições diversas, fora do nosso controlo, que terão um impacto significativo e relativamente transversal na economia.

A interação social é hoje a grande ameaça ao controlo da Covid-19, obrigando-nos a experienciar um novo "normal", que se repercute na maneira como vivemos, trabalhamos, compramos, viajamos, e consequentemente, no mercado imobiliário, que nada mais é do que um espelho da nossa vivência. A redução dos níveis de poluição (exceto as máscaras deitadas fora por todo o lado) parece ser um dos poucos efeitos positivos do confinamento, criando uma maior conscientização do impacto da nossa vivência na sustentabilidade e no meio ambiente. Resta saber se esta conscientização será suficiente para que se assistam a mudanças nestas áreas.

Em tempos de incerteza, a área de Avaliação e Advisory é ainda mais desafiante pela importância do nosso aconselhamento a proprietários, inquilinos, bancos, auditores, etc.. Nestes períodos, é fundamental o conforto da nossa experiência e conhecimento de mercado, a monitorização regular do mercado e da dinâmica da oferta e procura, e como esta impacta indicadores-chave como rendas e yields, e a constante antecipação de tendências futuras de ocupação do espaço e de como estas podem impactar os ativos imobiliários. E certamente que a opinião informada sobre tendências de mercado permite aos diferentes players de mercado terem maior segurança nos seus investimentos imobiliários.