Os próximos meses serão de recuperação dos efeitos nefastos desta crise, que gerarão novas dinâmicas no setor imobiliário. Todos nós seremos agentes de mudanças que impactarão a recuperação da atividade económica e que irão gerar oportunidades e desafios ao mercado imobiliário.
O desenrolar da pandemia terá certamente um impacto político em muitos países, fruto do forte escrutínio relacionado com a gestão e controlo da pandemia e a implementação de medidas de recuperação económica e social. Por outro lado, fruto da globalização, a perceção internacional deste controlo da pandemia irá ter um impacto direto na recuperação económica e social de cada país.
A extensão do impacto económico desta crise é ainda incerta, mas antecipamos que os próximos meses serão certamente desafiantes, em que teremos que lidar com o desconhecido e desenvolver a nossa atividade ainda condicionados por restrições diversas, fora do nosso controlo, que terão um impacto significativo e relativamente transversal na economia.
A interação social é hoje a grande ameaça ao controlo da Covid-19, obrigando-nos a experienciar um novo "normal", que se repercute na maneira como vivemos, trabalhamos, compramos, viajamos, e consequentemente, no mercado imobiliário, que nada mais é do que um espelho da nossa vivência. A redução dos níveis de poluição (exceto as máscaras deitadas fora por todo o lado) parece ser um dos poucos efeitos positivos do confinamento, criando uma maior conscientização do impacto da nossa vivência na sustentabilidade e no meio ambiente. Resta saber se esta conscientização será suficiente para que se assistam a mudanças nestas áreas.
Em tempos de incerteza, a área de Avaliação e Advisory é ainda mais desafiante pela importância do nosso aconselhamento a proprietários, inquilinos, bancos, auditores, etc.. Nestes períodos, é fundamental o conforto da nossa experiência e conhecimento de mercado, a monitorização regular do mercado e da dinâmica da oferta e procura, e como esta impacta indicadores-chave como rendas e yields, e a constante antecipação de tendências futuras de ocupação do espaço e de como estas podem impactar os ativos imobiliários. E certamente que a opinião informada sobre tendências de mercado permite aos diferentes players de mercado terem maior segurança nos seus investimentos imobiliários.