Turismo e imobiliário: um casamento dourado com futuro?

O antigo ministro Paulo Portas já confirmou a sua presença na sessão de abertura do Portugal Real Estate Summit.
O antigo ministro Paulo Portas já confirmou a sua presença na sessão de abertura do Portugal Real Estate Summit.

O Portugal Real Estate Summit 2025 vai acolher uma sessão de destaque intitulada "Turismo e imobiliário: um casamento dourado com futuro?", centrada na evolução do setor turístico e na sua interligação com o imobiliário. Representantes da Arrow Global, Explorer, Azora, Accor e Pestana vão discutir se o turismo em Portugal mantém margem de crescimento ou se, pelo contrário, se aproxima de um ponto de saturação.

Marcado para os dias 15 e 16 de setembro, no Hotel Palácio Estoril, em Lisboa, o evento deverá reunir mais de 350 líderes e investidores internacionais, com o objetivo de analisar o posicionamento de Portugal como destino de investimento de referência. Organizado pela Iberian Property, o evento celebra este ano a sua oitava edição, afirmando-se como uma plataforma essencial para a discussão das principais tendências económicas e estratégias locais que moldam o mercado imobiliário.

À semelhança das edições anteriores, o painel será precedido por uma apresentação conjunta das consultoras CBRE e Savills, que irão traçar o retrato atual do mercado, com especial enfoque nos dados e tendências do setor hoteleiro. A mesa-redonda será moderada por Richard Betts, cofundador e diretor de conteúdos da Real Asset Media, e contará com um painel de especialistas de excelência:

José Roquette, administrador e Chief Development Officer do Grupo Pestana, tem sido uma figura determinante na expansão internacional do grupo desde 1996. Foi responsável pela entrada da marca em mercados como Moçambique e Brasil, contribuindo para o crescimento da maior cadeia hoteleira portuguesa, que hoje conta com mais de 100 unidades em 16 países. Com uma visão estratégica e espírito pioneiro, José mudou-se com a família para África para liderar o primeiro projeto internacional do grupo, iniciando um percurso marcado pela diversificação em áreas como o imobiliário residencial, o golfe e conceitos como o Pestana CR7. Em 2024, o Grupo Pestana registou receitas de 651,5 milhões de euros, distribuídas entre hotelaria, imobiliário e outros negócios associados.

John Calvão, sócio e responsável de fundos na Arrow Global, lidera os investimentos da empresa no sul da Europa, com foco em ativos hoteleiros, além de chefiar as equipas de M&A e desenvolvimento de mercado. Desde que se juntou à Arrow, em 2010, tem sido o motor da expansão da empresa em Portugal e Itália, tendo desempenhado funções de CEO em ambos os países. Com mais de 15 anos de experiência em mercados de capitais internacionais, passou por cargos de liderança na MIAC Assurance, SCA (onde liderou a criação do primeiro servicer independente de NPL em Portugal), Clayton e iniciou a carreira na MBIA. Presença habitual no Summit, destaca-se pela visão sobre o futuro do setor, com destaque para projetos como Vilamoura, Palmares, habitação acessível e hospitalidade sustentável.

Daniel von Barloewen, vice-presidente regional da One Living e responsável pela área de projetos de uso misto da Accor na EMEA, lidera ainda o desenvolvimento global das residências de marca e comunidades integradas do grupo. É responsável pelo planeamento, design e lançamento de projetos residenciais que integram hospitalidade, coworking, clubes privados e estadias prolongadas, em alinhamento com a estratégia 360° da Accor One Living. Lançada em janeiro de 2023, esta plataforma inovadora já gere mais de 135 residências de marca em 22 marcas e prevê abrir mais de 125 novas unidades nos próximos anos. Sob a sua liderança, a Accor posicionou-se como o segundo maior operador mundial neste segmento estratégico.

Elizabeth Rothfield, fundadora e CEO da Explorer Investments, está há mais de duas décadas à frente da principal gestora de private equity independente em Portugal. Como presidente do conselho de administração e membro do comité de investimento, supervisiona fundos nas áreas de private equity, capital de crescimento e imobiliário, com 1,4 mil milhões de euros em ativos sob gestão e aconselhamento. Com formação em História e Literatura Europeia pela Universidade de Edimburgo, iniciou carreira em corretagem financeira em Madrid e passou pela Schroders Londres, antes de integrar a Midas Investimentos em 1994. Fundou a Explorer Advisors em 2002, embrião da atual Explorer. Faz parte dos conselhos de várias empresas participadas, como a Refundos, Gascan e Powervia.

Javier Arús, sócio sénior para a área de hotelaria e lazer na Azora, lidera a aquisição estratégica e a gestão de ativos hoteleiros na Europa do Sul e noutras regiões. Desde 2010, conduziu operações marcantes como a aquisição da carteira Hispania (2014–2017), tornando a Azora o maior proprietário hoteleiro em Espanha, e a reestruturação do fundo Carey. Ex-quadro do Banco Santander, onde foi CEO da filial suíça e liderou a banca privada internacional, trouxe mais de 15 anos de experiência em banca de investimento, gestão de ativos e private banking. Sob a sua direção, a Azora concretizou cerca de 85 transações hoteleiras, envolvendo 26.000 quartos e um investimento superior a 3,5 mil milhões de euros. Em 2024, foi distinguido com o Prémio Desarrollo pelo contributo para a profissionalização da hotelaria em Espanha. Recentemente, sublinhou o potencial da hotelaria de lazer para gerar maior liquidez em 2025, com destaque para ativos como o Praia d’El Rey Resort, em Portugal.

Inscrições abertas

O Portugal Real Estate Summit continua a afirmar-se como o fórum de referência para os líderes do setor, promovendo um diálogo estratégico sobre o futuro do mercado imobiliário em Portugal e além-fronteiras. Não perca esta oportunidade de se conectar com os principais decisores e conhecer as tendências que estão a moldar as estratégias de investimento.

Saiba mais sobre o evento aqui!