Os Iberian Property Investment Awards, organizados pela Iberian Property, celebram a sua segunda edição em 2025. Os vencedores foram anunciados esta terça-feira, num jantar de gala em Madrid, que encerrou a agenda do primeiro dia do Spain Real Estate Summit, evento que reuniu mais de 300 profissionais do setor imobiliário ibérico.
Um júri independente, composto por mais de 50 profissionais de referência do setor imobiliário de Espanha e Portugal, escolheu os oito vencedores entre mais de 50 nomeações recebidas. Reconhecendo e premiando os players e projetos mais destacados no setor de investimento imobiliário nos dois países ao longo de 2024, esta iniciativa valoriza a diversidade e excelência do mercado ibérico, sublinhando a importância da inovação, da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa no setor.
TUTECHÔ venceu em duas categorias: "Impacto Social do Ano e Inovação Financeira do Ano
Um dos projetos mais originais e extraordinários do panorama imobiliário espanhol, a Socimi TUTECHÔ conquistou dois dos oito prémios atribuídos.
Focada no combate à situação de sem-abrigo, a TUTECHÔ é uma criação de Blanca Hernández, de Sevilha, membro da família Ebro — uma das mais prestigiadas famílias de empresários de Espanha. Como era expectável, a socimi foi distinguida na categoria "Iniciativa de Impacto Social do Ano", mas surpreendeu ao vencer também o prémio de "Inovação Financeira do Ano".
Blanca Hernández, que além de presidente da Fundação Ebro é também sócia fundadora e CEO da gestora de ativos Magallanes, bem como administradora da Ebro Foods e da PharmaMar, criou a TUTECHÔ com o objetivo de adquirir parte das 3,5 milhões de casas devolutas em Espanha, renovando-as para alojar pessoas em situação de sem-abrigo. As rendas simbólicas são pagas por organizações sociais e ONG envolvidas no projeto.
Até ao momento, a TUTECHÔ – já cotada no índice BME Growth – adquiriu imóveis no valor de quase 40 milhões de euros em cidades como Barcelona, Madrid, Cáceres, Málaga, Palência e Sevilha, contribuindo para retirar milhares de pessoas da rua. Este trabalho, que representa um contributo significativo para o progresso social, não passou despercebido ao júri dos Iberian Property Investment Awards.
"É um verdadeiro orgulho receber este reconhecimento, que valoriza o nosso esforço em ligar o compromisso social ao setor imobiliário. Nascemos com a convicção de que, com apoio, é possível recuperar pessoas, e acreditamos que uma habitação digna é um direito — e apenas um ponto de partida. Já demos alojamento a mais de 2.000 pessoas. Agradeço aos parceiros que nos apoiaram desde o início e incentivo outros a juntarem-se a nós. Para resolver o problema da habitação, é necessário ir além da filantropia e apostar em soluções empresariais que aliem impacto social e retorno económico", declarou Blanca Hernández.
OPA da Helios RE sobre a Lar España, destacada como ‘Deal of the Year in Spain’
O júri dos Iberian Property Investment Awards destacou também um dos movimentos mais significativos do mercado imobiliário espanhol nos últimos meses. O prémio na categoria "Deal of the Year in Spain" foi atribuído à Helios Real Estate, que, em conjunto com o Grupo Lar, foi responsável pela OPA sobre a Lar España SOCIMI, uma transação que representou a maior operação de retalho do ano, envolvendo uma carteira de 12 ativos de retalho avaliados em mais de 1,3 mil milhões de euros (GAV).
Projeto Antas Atrium da Tikehau Capital é o Deal of the Year em Portugal
A Tikehau Capital foi distinguida com o prémio 'Deal of the Year in Portugal' pelo seu projeto Antas Atrium, um empreendimento de 1.000 apartamentos no Porto, grande parte dos quais dedicados ao mercado Build to Rent, tornando-se no primeiro projeto institucional deste modelo no país.
Reabilitação de edifício da Diagonal Vertical ganha prémio "Green Asset Initiative of the Year'"
O prémio na categoria "Green Asset Initiative of the Year' foi atribuído à Hines. No ano passado, a empresa global de gestão de investimentos imobiliários relançou a Diagonal Vertical, uma torre emblemática no coração da zona empresarial de Barcelona e antiga sede do Banco Sabadell.
Mutua Madrilena vence "Commercial Leasing of the Year"
Outro dos edifícios mais representativos de Espanha, as Torres Colón, no coração de Madrid, também teve o seu lugar e destaque na cerimónia dos Iberian Property Investment Awards. A Mutua Madrileña, proprietária do emblemático edifício, recebeu o prémio na categoria "Commercial Leasing of the Year" pela extraordinária remodelação das Torres Colón, agora consideradas o primeiro edifício de escritórios de alto consumo quase nulo em Espanha, e pelo subsequente arrendamento das duas torres, na sua totalidade, à sociedade de advogados Garrigues.
Iniciativa "50 & Beyond" da CBRE España é a "Marketing Initiative of the Year"
Na secção "Marketing Initiative of the Year", foi premiado o trabalho da delegação espanhola da CBRE com a sua iniciativa "50 & Beyond", uma forma original de homenagear o setor imobiliário através da visão de 50 líderes que projetarão um futuro desenhado por e para as pessoas, as cidades e o planeta.
"A New Generation Megahub" by DE-CIX awarded "Research Report of the Year"
A DE-CIX foi premiada como o melhor "Research Report of the Year" pelo seu relatório "A New Generation Megahub", que se centra no nó estratégico digital de Espanha e Portugal à escala global.
A edição de 2025 dos Iberian Property Awards terminou em grande, ao homenagear Concha Osacar e Fernando Gumuzio, os visionários fundadores da Azora, que, em pouco mais de vinte anos, transformaram a sua empresa num investidor imobiliário líder na Europa e num nome incontornável no mercado ibérico. A special story dedicada ao evento estará disponível em breve, incluindo entrevistas exclusivas em vídeo com os vencedores!