Round Hill Capital anuncia nova parceria para investir €1.000M em residências de estudantes

Round Hill Capital anuncia nova parceria para investir €1.000M em residências de estudantes
Projeto More, nos Países Baixos, que fará parte desta nova parceria.

A Round Hill Capital e o Canada Pension Plan Investment Board, acabam de anunciar uma nova joint venture para investir 1.000 milhões de euros em projetos de residências de estudantes Purpose Built Student Accomodation (PBSA) na Europa, incluindo Portugal.

A Round Hill Capital reforça assim a sua presença neste mercado, onde soma já 40 projetos de residências de estudantes no Reino Unido e na Europa Continental desde 2002.

Esta parceria vai começar com uma alocação inicial de 475 milhões de euros. Os ativos serão operados maioritariamente pela Nido Student, a marca PBSA da Round Hill Capital. A joint venture estará focada na Europa Continental, em particular na Holanda e Espanha, onde já existe promessa de compra de um volume de cerca de 2.000 camas (cuja aquisição deverá ser concluída até ao final do ano), além da Alemanha, Irlanda, Portugal e Itália.

Em declarações à Vida Imobiliária, João Pita, Development Director Portugal da Round Hill Capital, refere que «esta Joint Venture abrange Portugal, mercado onde a RHC continua a identificar um importante desequilíbrio entre os níveis de oferta e procura, no qual pretende continuar a investir, nomeadamente no segmento de residências de estudantes, e fazer crescer a sua presença para além dos dois projetos que já possui atualmente em desenvolvimento em Lisboa e Porto».

Comentando esta novidade, Michael Bickford, fundador e CEO da Round Hill Capital, refere que «estamos muito entusiasmados com esta parceria com a CPP Investments, seguindo a nossa missão de elevar a qualidade dos ativos PBSA na Europa. Esta joint venture, uma das maiores já feitas neste setor na Europa, representa mais uma plataforma de investimento líder de mercado para a Round Hill Capital. Demonstra a força da nossa oferta de investimento, baseada na nossa estrutura verticalizada que inclui a Nido. Com 40 aquisições à data, num valor coletivo de 1.800 milhões de euros, estamos firmemente estabelecidos como líderes de mercado».

Já Andrea Orlandi, Managing Director e Head of Real Estate Europe da CPP Investments, destaca que «a procura por residências de estudantes de alta qualidade está a crescer na Europa devido a várias mudanças estruturais, incluindo o aumento da mobilidade estudantil internacional, contrastada com a oferta limitada. A nossa nova parceria com a Round Hill Capital vai aumentar a nossa exposição a esta classe de ativos nos mercados Europeus, tomando partido do seu profundo conhecimento deste setor para ir ao encontro das necessidades dos estudantes, e criando valor a longo prazo para os contribuintes e beneficiários da CPP».

Por seu turno, Brian Welsh, Head of Student da Round Hill Capital, salienta que «existem níveis de capital sem precedentes que procuram investir em fluxos resilientes, mas encontram dificuldades ao lidar com o fluxo dos negócios ou com o conhecimento do mercado e da sua informação para daí extrair valor. O nosso longo track record neste setor e a nossa presença local nos mercados core europeus ajuda-nos a estabelecer uma posição de liderança de mercado. Procuramos crescer em vários mercados e, junto com a nossa plataforma Nido, temos a experiência necessária para “navegar” as nuances que definem as várias cidades europeias», numa altura em que «a oferta de residências de estudantes de qualidade continua a ser muito escassa em várias localizações».