A DLA Piper assessorou a Realty Income na compra de quatro lojas Decathlon em Portugal (Leiria, Guimarães, Ponta Delgada e Viseu), num investimento superior a 12 milhões de euros.
Em dezembro do ano passado, a Eversheds Sutherland, empresa especializada em negociações de compra e venda de imóveis, assessorou a Decathlon na venda das instalações de cerca de 90 das suas lojas em França, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha.
Apresentada como uma "operação de grande envergadura", esta operação, avaliada em mais de 600 milhões de euros por cerca de 400.000 metros quadrados, significa que o gigante francês dos artigos desportivos cedeu o espaço de cerca de 30 lojas em França. O seu mercado nacional, onde tem 325 lojas, continua a ser o seu mercado de referência. A nível mundial, o grupo, que no ano passado foi dirigido pela primeira vez por uma não executiva, Barbara Martin Coppola, tem 1.751 lojas.
No que diz respeito à operação em Portugal, esta envolveu a colaboração de várias áreas de prática e jurisdições, tendo a assessoria jurídica da DLA Piper'em Portugal consistido em assessoria fiscal, aumentos de capital para SPVs (veículos societários) em Portugal e emissão de obrigações. A equipa que realizou esta operação foi coordenada pelo sócio Luís Filipe Carvalho (Imobiliário) e integrou ainda os sócios Ana Carvalho (Fiscal) e Nuno Castelo Branco (Societário), o associado sénior Paulo Anjo e a associada Joana Mergulhão (Imobiliário), e o associado Diogo Mendes de Almeida (Societário).
Luís Filipe Carvalho, sócio responsável pela área de Real Estate da DLA Piper's em Portugal, afirmou: «Estamos muito satisfeitos por ver Portugal a desempenhar um papel importante nas estratégias de investimento estrangeiro no sector imobiliário, um setor vibrante e com muitos desafios. Esta é uma operação que demonstra a nossa capacidade de apoiar os nossos clientes em múltiplas jurisdições e áreas de prática, o que reflete o nosso posicionamento e presença global».
Realty Income Corporation é um fundo de investimento imobiliário com sede na Califórnia, que investe principalmente em propriedades comerciais autónomas nos Estados Unidos, Espanha e Reino Unido.