Feiras

Presidente da Câmara de Lisboa marca presença no MIPIM em março

Ana Tavares |
Presidente da Câmara de Lisboa marca presença no MIPIM em março

Regressa a Cannes de 15 a 18 de março uma nova edição do MIPIM, marcando o regresso ao formato presencial. Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, estará presente no certame, nos próximos dias 16 e 17 de março.

O autarca vai aproveitar a presença na feira dedicada ao investimento imobiliário para apresentar vários novos projetos da cidade de Lisboa, numa altura em que «inovação e sustentabilidade são as duas grandes apostas para o futuro da cidade numa altura em que Lisboa abraça o desafio de se reinventar numa era pós pandemia», afirma a autarquia.

No dia 16, os presidentes da câmara de Lisboa e também do Porto, na pessoa de Rui Moreira, participarão num debate conjunto para apresentar aos investidores os principais desafios das duas maiores cidades portuguesas.

No dia 17, Carlos Moedas participa também no painel “Green is the New Black: Local initiatives to tackle global challenges”.

Já está também confirmada a participação de François Hollande, antigo Presidente francês, enquanto um dos principais keynote speakers da feira. A sua intervenção vai focar-se nos principais desafios e oportunidades da indústria do imobiliário e da sociedade em geral, incluindo um foco especial nas alterações climáticas, além da saúde, bem-estar, desigualdades sociais ou mudanças no mercado de trabalho.

Portugal participa em stand conjunto

Falando durante o evento “Meet Up Lisboa – Uma região para investir”, Rui Coelho, representante do MIPIM em Portugal, anunciou que, pela primeira vez, este ano Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia participam num único «núcleo de Portugal», num stand conjunto.

Segundo o responsável, no MIPIM «fecham-se negócios que fazem a diferença», e esta participação «é importante para captar investimento para a cidade, vender produtos ou serviços, estabelecer parcerias com players internacionais».

A InvestLisboa é uma das organizadoras da participação portuguesa no MIPIM, e estão abertas as inscrições para os parceiros que queiram participar na feira como co-expositores. Diogo Ivo Cruz, representante da InvestLisboa, lembrou que o stand de Lisboa está aberto a empresas privadas que queiram estar presentes e que queiram apresentar os seus projetos». Acredita que «as grandes vantagens passam pelo acesso a um grande grupo de investidores muito capitalizado com interesse em Lisboa, marca internacional muito atrativa, pela partilha de custos que permite maior exposição, melhor localização, mais serviços no stand, e custos mais baixos».

Iberian Property apresenta edição especial no MIPIM

Este ano, a Iberian Property estará presente no MIPIM com uma edição especial dedicada ao investimento imobiliário, em que é apresentado em primeira mão a edição de 2021 do benckmark anual exclusivo dos Top Iberian Deals, num dossiê em que é também visto à lupa o mercado ibérico de REITs e imobiliário cotado, além do impacto crescente do ESG nas estratégias dos investidores.

Apresentada nova plataforma GEO-IP

Outra novidade é que, no stand conjunto de Portugal estará também disponível pela primeira vez uma nova plataforma georreferenciada focada na promoção da região de Lisboa e das suas oportunidades de investimento, a GEO-IP – Lisbon Geo-Investment Platform, criada pela tecnológica Evolutio. Trata-se de um mapa interativo da cidade, com várias camadas de informação, incluindo índices de preços de mercado da Confidencial Imobiliário ou notícias, pensada para ser uma experiência interativa de captação de atenção.

O MIPIM espera receber este ano entre 15.000 a 20.000 pessoas, e 97% do espaço de exposição está já reservado.