Numa altura em que o mercado hoteleiro se mantém como um setor-chave para o investimento imobiliário na Europa, Portugal regista “um crescimento notável” na atratividade para investimento, ocupando a terceira posição no ranking de países preferidos para a alocação de capital nesta classe de ativos de acordo com o European Hotels Investor Intentions Survey 2025, da CBRE. Superando mercados tradicionalmente mais fortes, Portugal registou “um crescimento notável na atratividade” internacional para o investimento, surgindo logo depois de Espanha e Itália, que ocupam o primeiro e o segundo lugar no ranking.
Destacando-se pela sua relevância no panorama europeu, em 2025 Lisboa estreou-se entre as cidades mais atrativas para investimento hoteleiro, entrando diretamente para o quarto lugar na tabela do European Hotels Investor Survey. “Em 2024, a capital portuguesa não constava no ranking, o que demonstra uma evolução significativa da sua competitividade e do apelo junto dos investidores”, refere a CBRE.
Comentando estes resultados, Duarte Morais Santos, diretor de hotéis da CBRE, nota que “o setor hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado. O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ranking reflete o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável”.
Alocação de capital mantém-se em níveis elevados
De acordo com os resultados deste inquérito, 2025 afigura-se como mais um ano positivo para o investimento no setor hoteleiro. Apesar da incerteza geopolítica, apontada como o principal desafio à atividade, a confiança no desempenho do mercado hoteleiro continua a fortalecer-se junto dos investidores, 90% dos quais estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao setor.