Osborne compra antiga sede da Ageas no Porto

Edifício Campo Alegre, Porto
Edifício Campo Alegre, Porto

A promotora Osborne, especialista no segmento de escritórios, é a nova dona do edifício Campo Alegre, antiga sede da Ageas no Porto. Conclui-se, assim, a venda do portfólio Invictus, pertencente à seguradora.

O edifício Campo Alegre tem um total de 15.000 metros quadrados, distribuídos por 7 pisos, e capacidade para receber mais de 600 colaboradores. É mais um ativo disponível para colmatar a falta de oferta de escritórios da Invicta.

Para a Ageas, esta transação «corresponde às suas reais expectativas na conclusão de um processo estruturado que incluía 3 importantes ativos da cidade do Porto, e é com grande satisfação que reconhece a importância do projeto de transformação apresentado pela Osborne, o qual dará uma nova vida ao edifício no qual funcionou a sede daquele Grupo Segurador e que, com a requalificação prevista, contribuirá para uma cidade cada vez mais regenerada», pode ler-se em comunicado.

Fernando Caldas, responsável da Osborne+Co em Portugal, afirma: «estamos muito contentes pela aquisição deste edifício emblemático, o primeiro passo da nossa estratégia em Portugal. O nosso vasto track-record global na promoção de edifícios de escritórios de vanguarda, contribui de uma forma decisiva para o desenvolvimento sustentável das cidades, cumprindo com os requisitos ESG». O responsável espera «que os futuros ocupantes deste edifício possam usufruir de um ambiente e serviços complementares com elevados padrões de qualidade».

Neste negócio, a CBRE assessorou a Ageas, na condição de vendedora. Miguel Alvim, Head of Development Properties da CBRE Portugal, destaca que «a transação do edifício Campo Alegre é um passo muito importante para a CBRE: é o culminar de uma parceria de sucesso com a seguradora AGEAS, com quem delineamos e executamos uma sólida estratégia de vendas no Porto. Paralelamente, temos muito orgulho em contribuir, de uma forma decisiva para a regeneração do centro do Porto, que tem conseguido atrair uma grande diversidade de investidores e promotores, neste caso, muito motivados pelo grande dinamismo na ocupação de escritórios da cidade».

De acordo com a consultora, a venda do Campo Alegre «marca o setor imobiliário na cidade do Porto», depois de um ano em que foram fechados vários negócios, nomeadamente no segmento da reabilitação de escritórios, numa área transacionada superior a 35.000 metros quadrados e valor de transações de cerca de 30 milhões de euros. Entre os principais negócios realizados destacam-se a venda de escritórios na Rua Latino Coelho ou venda do edifício Via Gaia.