Obras públicas promovidas crescem 294%

Obras públicas promovidas crescem 294%

 

Esta variação deve-se em grande parte aos anúncios dos concursos relativos ao prolongamento do quebra-mar e acessibilidades do Porto de Leixões e das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa, no valor de 141 e 120 milhões de euros, respetivamente, salienta a AICCOPN.

No seu Barómetro das Obras Públicas, destaca ainda que, até fevereiro, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas foi de 184 milhões de euros, mais 8% que o apurado no ano anterior, «devido à celebração do contrato de construção do subtroço Évora Norte – Freixo, da linha de ferroviária de Évora, no valor de 46,6 milhões de euros. Sem este registo, os contratos celebrados nesta modalidade estariam a cair 19%».

Por outro lado, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, situam-se em 35 milhões de euros, menos 57% que no ano passado. «Assim, o volume total de contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, atingiu 256 milhões de euros, menos 2% que o verificado em igual período de 2018», pode ler-se no relatório.