Iberia FEIIF vende edifício no Pólo Tecnológico da Lispólis

O edifício está totalmente arrendado à Universidade Europeia.
O edifício está totalmente arrendado à Universidade Europeia.

A Iberia FEIIF, gerida pela Norfin, vendeu um edifício no Pólo Tecnológico da Lispólis, situado na Rua Laura Ayres, 4, em Carnide, Lisboa. O comprador trata-se de uma sociedade detida pelo Portugal Yield Fund II, gerido pela Private Equity Iberis Capital.

Com cerca de 2.865 metros quadrados de ABC distribuídos por 3 pisos acima do solo, o ativo dispõe ainda de 72 lugares de estacionamento, distribuídos por 2 pisos em cave. O edifício está totalmente arrendado à Universidade Europeia, que nele opera um dos seus Polos Universitários.

A CBRE assessorou a Norfin na venda do edifício. Nesta operação, a consultora imobiliária atuou junto do proprietário para gerir e concluir o processo de alienação do imóvel. A Norfin, com esta transação, cumpre o plano de negócio definido para o ativo, que passava por encontrar um inquilino de longo prazo, neste caso a Universidade Europeia/Ensilis, e trabalhar em conjunto na adaptação necessária do edifício para a sua operação diária, tornando-o atrativo para investidores que procuram rendimento de longo prazo.

Catarina Alves e Sousa, Manager da Norfin SGOIC, refere que «este é um bom exemplo de um ativo inicialmente devoluto, para o qual se encontrou um inquilino sólido, se trabalhou em conjunto para adaptar o imóvel à atividade do inquilino e se melhorou de forma gradual e equilibrada o contrato de arrendamento. Com esta estratégia, foi possível acrescentar-se valor ao imóvel, tornando-o um investimento atrativo para qualquer investidor que procure rentabilidade sustentável a longo prazo».

David Pinheiro, da Iberis Capital, sublinha que «trata-se de mais uma aquisição enquadrada na nossa área de investimento em ativos com gestão de rendimento em boas localizações, com inquilinos com contratos de arrendamento longos e sustentáveis».

Setores alternativos estão a ganhar uma forte tração em Portugal

Já José Hermozilha, Head of Investment Properties da CBRE, explica que «os chamados setores alternativos, no qual as instituições de ensino se inserem, estão a ganhar uma forte tração em Portugal no que respeita ao interesse por parte de investidores nacionais e estrangeiros. Estadinâmica muito se deve à excelente performance dos vários inquilinos e operadores, que têm demonstrado uma impressionante resiliência aos diversos ciclos económicos».