Os vencedores dos Iberian Property Investment Awards 2024 foram anunciados esta terça-feira, em Madrid, numa cerimónia que reuniu mais de 300 profissionais do setor imobiliário ibérico.
Este prestigiado prémio, avaliado por um painel de 48 profissionais líderes do setor imobiliário em Espanha e Portugal, destaca a diversidade e a excelência no mercado ibérico, sublinhando a importância da inovação, da sustentabilidade e da responsabilidade social das empresas no setor.
CTT IMO YIELD, da Sonae Sierra, vencedor em duas categorias: "Deal of the Year in Portugal" e "Financial Innovation of the Year"
O júri premiou a portuguesa Sonae Sierra com o prémio de melhor negócio do ano em Portugal, pela criação de um Veículo de Investimento Coletivo, sob a designação CTT IMO YIELD. Estabelecendo uma relação de longo prazo entre as duas empresas e um grupo de investidores, a transação teve um valor acordado de 138 milhões de euros, sendo que os imóveis totalizam cerca de 240.000 m² de área bruta locável com múltiplas utilizações, tais como retalho, logística, residencial e escritórios.
O veículo é uma solução inovadora que se centrará na gestão de parte do património imobiliário dos CTT com características únicas, constituído por cerca de 400 imóveis, muitos deles históricos. Por isso mesmo, o júri considerou que a iniciativa era também merecedora do título de melhor inovação financeira do ano. Mais de metade do valor do portfólio está concentrado nos distritos de Lisboa e Porto, e a maioria dos imóveis está arrendada em regime de triple-net de longa duração, subsistindo oportunidades de desenvolvimento imobiliário.
Orion Capital Managers recebe prémio "Green Asset of the Year"
A empresa europeia de private equity foi reconhecida pelo seu inovador projeto Oriente Green Campus, gerido pela Norfin. Localizado em Lisboa, trata-se da transformação de um ativo obsoleto e de uma estrutura abandonada - mantendo 91% da estrutura, o que resulta numa poupança significativa de carbono incorporado - num edifício de escritórios de classe mundial altamente sustentável. Apesar da mudança de utilização de retalho para escritórios, a reutilização da estrutura permitiu poupar cerca de 20.000 toneladas de CO2.
Plan Vive reconhecido nos Iberian Property Investment Awards
A compra de 1.763 imóveis para arrendamento a preços acessíveis pela DWS foi nomeada "Deal of the Year in Spain". A gestora de ativos alemã, uma das principais empresas de gestão de ativos do mundo, com mais de 941 mil milhões de euros investidos, foi a estrela da gala, ganhando um dos prémios mais prestigiados da noite, nomeadamente pela aquisição de uma concessão por 50 anos de uma carteira de 12 edifícios com 1.763 unidades residenciais na área metropolitana de Madrid. Este investimento no Plan Vive posicionou a DWS como o primeiro investidor final a entrar no setor da habitação a preços acessíveis, numa altura em que apenas os promotores assumiam esse risco.
Trata-se de uma operação disruptiva em Espanha, na qual convergem vários fatores: a colaboração pública e privada entre a Comunidade de Madrid e empresas imobiliárias de prestígio como a Culmia (promotora) e a DWS (investidora e gestora de ativos).
A operação visa cobrir uma necessidade social de habitação para arrendamento a preços acessíveis, face ao forte aumento da população nas grandes cidades e à oferta escassa, obsoleta e de baixa qualidade (apenas 4% institucional).
O impacto social e ambiental é significativo - habitação para arrendamento com um desconto acentuado em relação às rendas de mercado e uma taxa de esforço muito acessível em comparação com as taxas de esforço normais para BTR no mercado livre, tornando o impacto social uma realidade. Existe também um impacto ambiental através da utilização da metodologia de construção modular fornecida pela Avintia (que construiu uma fábrica especificamente para o Plan Vive) e um elevado nível de certificações ambientais, com a possibilidade de obter a certificação Breeam Excellent.
CBRE Espanha recebe prémio "Commercial Leasing of the Year"
No coração do CBD de Madrid está o Velázquez 86D, o projeto de transformação e inovação de arrendamento de escritórios com o qual a consultora CBRE ganhou o prémio de melhor operação de arrendamento do ano. A metamorfose do Velázquez 86D superou as expectativas do seu proprietário (Colonial). Em apenas quatro meses, o edifício atingiu a ocupação total, acolhendo inquilinos importantes como a Bain & Company, a AON, a Sagardoy Abogados, a White & Case e a GPF Capital.
BNP Paribas Real Estate recebeu duplo prémio
O relatório europeu do BNP Paribas Real Estate foi reconhecido como o melhor relatório do ano graças à colaboração de 7 economistas e 9 directores nacionais de Research. Este estudo procura dar a conhecer o que está a acontecer atualmente a nível mundial (Europa) em todos os setores do mercado imobiliário, com especial destaque para o setor imobiliário comercial e o setor residencial e, mais importante ainda, o que se espera que aconteça nos próximos anos, o que é fundamental quando se toma qualquer decisão de investimento no setor imobiliário.
Por outro lado, com uma mostra inovadora das suas 12 melhores transacções aconselhadas durante 2023, a consultora foi também reconhecida com a melhor iniciativa de marketing do ano. Mais uma vez, o júri destacou o elevado nível de colaboração entre os diferentes departamentos para a realização do projeto "Calendário do Advento".
Ktesios SOCIMI reconhecida com o prémio "Social Impact Initiative of the Year"
Em 2019, a Ktesios SOCIMI iniciou a sua missão de democratizar o acesso à habitação a preços acessíveis através da aquisição estratégica de apartamentos vagos ou subutilizados nas regiões esquecidas de Espanha. Foi com esta missão de recuperar "a Espanha esquecida" que a SOCIMI conseguiu ser reconhecida com a melhor iniciativa social do ano.
Confira as fotografias dos Iberian Property Investment Awards 2024!