A NIPA Capital, sediada nos Países Baixos, concretizou com sucesso a venda de quatro parcelas de terreno do loteamento Paço de Rei, localizado em Vila Nova de Gaia. O terreno, composto por quatro parcelas, tem uma área de construção acima do solo superior a 30.000 m² e cerca de 9.000 m² em cave.
Após a aquisição, a NIPA Capital desenvolveu e licenciou um projeto para a implementação de um conjunto de apartamentos com serviços, com mais de 500 unidades e amplas áreas comuns. Para mitigar os obstáculos inerentes ao setor da construção, foi concebida uma abordagem modular ao nível da arquitetura, permitindo que diferentes tipologias partilhem uma base padronizada.
Foi ainda desenvolvido um sistema de construção pré-fabricada, com lógica industrial, permitindo a produção em ambiente controlado de fábrica, seguida do transporte e montagem no local — o que potencia a eficiência e o controlo de qualidade.
Para Nikolaas Henket, Sócio da NIPA Capital, “a localização estratégica do Paço de Rei — junto ao Mercadona, a apenas dois minutos do Aldi e a cinco minutos da futura estação do TGV — valoriza ainda mais o município de Gaia. Este projeto contribui para o contínuo desenvolvimento e atratividade da cidade, tanto para residentes como para investidores”.
Já Pedro do Carmo Carvalho, Country Manager da NIPA Capital, refere que “antes da venda, a NIPA Capital estruturou o investimento e liderou o conceito arquitetónico do Paço de Rei, propondo um modelo de apartamentos com serviços alinhado com as novas formas de viver em meio urbano. Embora não sejamos os promotores do projeto, a nossa abordagem modular e pré-fabricada garante uma solução eficiente em termos de custos, sustentável e ajustável ao futuro”,